Mulheres cientistas inspiram meninas a seguir carreira na área de exatas

Eventos na UFPR em alusão ao Dia Nacional das Mulheres e Meninas na Ciência abriram horizontes para estudantes de ensino fundamental em Curitiba e Palotina

Em comemoração ao Dia Nacional das Mulheres e Meninas na Ciência, celebrado em 11 de fevereiro (data instituída pela Organização das Nações Unidas – ONU, em 2015), projetos de extensão da Universidade Federal do Paraná (UFPR) promoveram integrações focadas em incentivar a participação feminina nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM).

Em Curitiba houve nesta terça-feira (11) a terceira edição do evento “Meninas nas Exatas: Por elas, para todos!”, no Setor de Ciências Exatas do Centro Politécnico. Em Palotina, bolsistas do projeto Rocket Girls, em parceria com o Futuras Cientistas, vêm desde janeiro organizando imersões em atividades nas áreas STEM para meninas de oito cidades do Paraná.

O evento no Politécnico contou com uma programação diversificada, visando promover a igualdade de gênero e destacar a contribuição histórica das mulheres nas ciências. Reuniu 12 escolas, sendo 11 estaduais e uma privada, com o objetivo de mostrar aos estudantes da educação básica que a universidade é um espaço para todas, sem distinção de gênero.

A palestra de abertura foi proferida pela professora Sonia Guimarães, a primeira mulher negra a obter doutorado em Física no Brasil e a primeira professora negra no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Em sua fala, Sonia refletiu sobre o tema “Meninas nas Exatas: por Elas para Todos”, compartilhando suas experiências e superando desafios ao longo de sua trajetória científica. “O meu maior desafio é que ninguém nunca acreditou que eu era capaz. Que eu era inteligente o suficiente, que eu aprenderia a física e que eu iria usar o física para alguma coisa”, disse Sonia Guimarães.

Ela destacou a importância da inclusão de meninas nas ciências, afirmando:

“Se você ficar excluindo as meninas, você vai excluir metade da população do mundo.”

A professora Paula Rogéria Lima Couto, do Departamento de Matemática da UFPR e coordenadora do comitê organizador do evento, ressaltou: “As meninas precisam estar aqui, conosco, contribuindo para a construção da ciência no país e no mundo.”

Após a abertura, o evento seguiu com uma série de atividades interativas, palestras, exposições científicas e visitas a laboratórios, com destaque para discussões sobre como aumentar a participação feminina nas ciências exatas e como superar as barreiras de gênero e raça.

Inspiração

Estudantes do ensino médio, como Pamela e Laura, compartilharam suas experiências no evento, destacando a importância de se envolverem nas ciências exatas. Pamela, que sonha em seguir carreira como astrônoma ou professora, afirmou que o evento a ajudou a enriquecer seu currículo e a inspirar suas colegas a se interessarem por áreas predominantemente masculinas.

“Acredito que, ao participar, posso influenciar minhas amigas a também se interessarem por essa área”, disse ela.

Laura, sua amiga, também reforçou a importância da participação no evento.

“Foi muito importante me inscrever, pois me proporcionou uma visão mais clara sobre a carreira que quero seguir”, explicou.

Juntas, as estudantes participaram de atividades que ampliaram sua visão sobre a ciência, incluindo a equipe de ciências do planetário de sua escola. Além disso, elas apresentaram uma atividade sobre a física por trás dos minifoguetes, com uma oficina prática para ensinar aos outros como montar um foguete.

As amigas Pamela e Laura ensinando sobre a física dos foguetes. Foto: Arquivo pessoal

Inspiração

Durante o evento, as participantes realizaram oficinas e práticas científicas como robótica, astronomia e análise biológica. Lançado em 2018 pela UFPR, o programa busca incentivar meninas a se interessarem pelas áreas de Exatas e Computação, além de promover a equidade de gênero nas ciências.

Acompanhe o projeto Meninas nas Exatas no Instagram

Acompanhe o projeto Rocket Girls no Instagram

Acompanhe o projeto Futuras Cientistas no Instagram

📳 Receba notícias da UFPR no seu celular

The post Mulheres cientistas inspiram meninas a seguir carreira na área de exatas first appeared on Universidade Federal do Paraná.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.