Na manhã desta terça-feira (11), o secretário municipal de Cultura, Lazer e Eventos, Pedro Ziroldo, esteve na Câmara para uma conversa com os vereadores. De acordo com o presidente do legislativo, vereador Márcio Nicke, foi mais um – dentre outros, encontro em que os secretários se apresentam e expõe seu plano de trabalho. Trata-se de reuniões de trabalho em que ficamos a par de todo o trabalho que vem e será executado por cada uma das secretarias, observou Nicke. Nosso objetivo é criar uma comunicação melhor e mais efetiva entre o legislativo e o executivo, estreitando ainda mais os laços entre os dois poderes, acrescentou.
Durante o encontro desta terça-feira, o secretário de Cultura disse que aceitou o desafio na tentativa de resgatar a identidade do povo através de uma política pública cultural, ressaltando contar com a colaboração de todos os vereadores. Disse também que tem pronto plano que busca reestruturar e fortalecer as atividades e espaços dedicados à cultura e arte do município. Para tanto, estamos estruturando o planejamento anual – com ações que devem ser permanentes durante a atual gestão, disse Ziroldo. Isso, segundo ele, inclui a promoção de eventos, ações culturais, atividades em parceria com as secretarias municipais, estudo para reforma e readequação de espaços culturais, desenvolvimento de oficinas, exposições, cursos gratuitos, entre outros.
Na lista de prioridades, otimizar locais como o Vianninha, Biblioteca Pública e Mercadão Municipal, CEU das Artes, reativação do Galpão Cultural (G1), Escola Municipal de Artes – a ser instalada em prédio restaurado nas proximidades da Estação Cultural Milene – e Museu de Arte e História de Arapongas (MAHRA).
Além do presidente da Casa, Márcio Nicke, participaram os vereadores Cecéu, Paulo Grassano, Simone Sponton, Alexandre Juliani, Marcelo Junio e Marilsa Vendrameto, além de assessores que representaram vereadores que não puderam participar.