Os empreendedores do setor de tecnologia da informação e comunicação (TIC) contam com uma grande oportunidade de impulsionar os seus negócios neste ano. É o programa Renova TIC, uma iniciativa do Sebrae/PR que oferece a pequenas empresas uma jornada de inovação e integração com o ecossistema de tecnologia do Paraná. Em sua segunda edição, o objetivo do programa é apoiar os negócios para que obtenham um crescimento sustentável. As inscrições começam no próximo 10 e vão até o dia de 14 de março, podendo ser feitas pelo link.
O programa é destinado a empresas paranaenses de desenvolvimento de software, ERP e sistema de gestão, desde que sejam de pequeno porte e com pelo menos dois anos de CNPJ ativo, podendo participar até três pessoas de cada empresa. A jornada começa em março e segue até o mês de outubro.
A programação contempla áreas de finanças, tributação, gestão de times, inovação, marketing, vendas, produtos e modelagem de negócios. A jornada começa com o diagnóstico e acompanhamento individualizado das prioridades da empresa. Em seguida, haverá mentorias, workshops, consultorias específicas, relacionamento com outras empresas e missões técnicas com foco em mercado.
Rafael Tortato, coordenador de TIC e Startups do Sebrae/PR, afirma que o Renova TIC proporciona às pequenas empresas de tecnologia uma compreensão maior do mercado, o que lhes permite obter mais oportunidades de negócio.
“A gestão estratégica é essencial para aumentar a competitividade, especialmente diante dos principais desafios, como vendas, mercado e desenvolvimento de novos modelos de negócio. Por isso, buscamos oferecer um programa que apoie o empreendedor a fortalecer a sua competitividade, com o suporte de especialistas no setor. Dentro da iniciativa também é possível ampliar conexões, gerar parcerias e negócios e acessar novos mercados e clientes”, explica Tortato.
O Renova TIC reforça a representatividade dos pequenos negócios no mercado de tecnologia da informação no País. Segundo um levantamento recente feito Sebrae, as microempresas e empresas de pequeno porte representam cerca de 59% dos negócios de TIC no Brasil. No Paraná, são mais de 35 mil empresas cuja atividade está relacionada ao setor, o que consolida o Estado com o 4º maior em número de empresas de tecnologia em nível nacional.
Na prática
O Renova TIC tem como proposta a atualização dos conhecimentos em estratégia empresarial para o setor de tecnologia, oferecendo aos empreendedores visão de mercado e oportunidades para a inovação. Para Márcio Monson, que atua na região de Curitiba, o programa contribuiu para que a empresa pudesse entender melhor as suas possibilidades de posicionamento no mercado de tecnologia local.
“A principal necessidade era a otimização dos processos internos, garantindo um caminho estruturado para a empresa crescer de forma sustentável. O que o programa nos mostrou foi uma forma diferente de enxergar nosso posicionamento no mercado. Passamos a ter clareza nas decisões, que antes eram intuitivas, e fizemos novas conexões durante a jornada que nos permitiram testar novas abordagens com clientes. Esse tipo de impacto não se resume a número”, ressalta Monson.
![](http://pr.agenciasebrae.com.br/wp-content/uploads/sites/16/2025/02/105931-Foto-2-Marcio-Monson.jpg)
Para Elói Mamcasz, empreendedor de Guarapuava, a maior contribuição que a jornada trouxe para o seu negócio foi a troca de experiências com outros empresários do setor de tecnologia da região, o que permitiu a ele uma melhor compreensão do mercado e das potencialidades dos seus serviços.
“Nossa expectativa era a de fortalecer as ações comerciais da operação da empresa, melhorando a gestão e o produto. Com o Renova TIC, entendemos como poderíamos evoluir o nosso produto de software, implementando e potencializando vários processos dentro da empresa. Como resultado desse aprendizado, fechamos 2024 com um aumento de 22% no número de novos clientes”, conta o empresário.
![](http://pr.agenciasebrae.com.br/wp-content/uploads/sites/16/2025/02/105391-Foto-3-Eloi-Divulgacao.jpeg)
Como fazer parte
Para participar do programa, o investimento é de R$ 4.000,00 por empresa. Para os participantes que aderirem ao Renova TIC até o dia 5 de março, o valor cai para R$ 3.200,00, que pode ser parcelado em até 8x.