Em apenas um ano, ecossistema de inovação de Arapongas cresce 70% nível de maturidade

Os resultados das ações realizadas em 2024 foram apresentados pela NinhoTech, a Governança de Inovação em Arapongas. Foto: Thomé Lopes.

O trabalho da Governança de Inovação em Arapongas, realizado pela NinhoTech, tem se destacado no cenário paranaense pela rápida evolução. Em apenas um ano de trabalho, a cidade conseguiu se posicionar entre os 17 maiores ecossistemas de inovação do Estado, elevando em 70% o seu nível de maturidade – saiu de uma nota de 9,60 para 16,34. Os resultados foram apresentados, na tarde desta terça-feira (4), durante o Innova Day, realizado na Movelpar, que acontece no Centro de Eventos Expoara.

O trabalho de mapeamento do ecossistema, feito pelo Sebrae/PR, começou em 2023 e levantou os ativos da cidade e da região, assim como os setores prioritários para trabalhar a inovação, que são o Agronegócio, com foco na produção de alimentos, Moveleiro, Químico e Materiais e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). A governança é formada por representantes de órgãos públicos, instituições de ensino, empresas e entidades de apoio.

“São pessoas que doam o seu tempo e conhecimento para fomentar a inovação e o empreendedorismo no nosso município. É um grupo bastante heterogêneo, muito disposto, proativo e dedicado, que investe tempo em prol dessa causa que nós acreditamos que será o futuro da nossa cidade”, descreve o coordenador da NinhoTech, Vitor Mendonça.

Ele conta que, entre as ações realizadas em 2024 na cidade, estão hackathon, ideathon, programa Inova Território, que promoveu uma trilha de inovação nas escolas municipais, concursos na área de movelaria, além de visitas técnicas a outros ecossistemas paranaenses. A cidade possui ambientes de inovação estruturados, que incluem pré-incubadora, incubadora, centro de inovação, espaço maker, coworking, parque tecnológico, além de iniciativas como o Programa Cidade Empreendedora, Sala do Empreendedor e Educação Empreendedora, e políticas públicas de incentivo à inovação.

Mendonça explica que a governança atua como articuladora das ações de fomento à inovação e ao empreendedorismo e afirma que o objetivo, para 2025, é posicionar Arapongas entre as dez melhores cidades para se inovar no Paraná. Durante o Innova Day, além de prestar contas do trabalho realizado, a governança antecipou algumas das ações previstas para 2025 e convidou empresários a integrarem o grupo.

Rubens Negrão, gerente da Regional Norte do Sebrae/PR, elogiou a mentalidade inovadora, industrial e empreendedora de Arapongas. Foto: Thomé Lopes.

O gerente da Regional Norte do Sebrae/PR, Rubens Negrão, diz que a mentalidade inovadora, industrial e empreendedora da cidade de Arapongas contribui para o sucesso do ecossistema. Ele explica que a metodologia, desenvolvida pelo Sebrae/PR, preconiza que a governança seja formada por várias frentes da sociedade para organizar, planejar e escrever o enredo para onde o município deve caminhar no futuro.

“A vantagem é ter um grupo de pessoas que são guardiãs de um planejamento de longo prazo, ou seja, independente de trocas de gestão, esse grupo vai dar sequência a um trabalho visando o futuro da cidade no que diz respeito à inovação”, explica.

Para o empresário Sheslei Nunes Silva Landioso, que é um dos membros mais novos da NinhoTech, Arapongas tem muitas empresas que desejam evoluir tecnologicamente e têm buscado isso fora da cidade, talvez porque ainda haja a necessidade de apresentar a elas um ambiente que promova essa evolução almejada e que esteja aberto a ouvir suas necessidades. Para Landioso, a NinhoTech está se tornando esse canal aberto.

“Temos uma excelente governança e estamos próximos das principais entidades que promovem ambientes de inovação. Por isso, estou certo de que o resultado está logo à frente. O que precisamos é da participação ativa dos envolvidos e de um olhar especial dos empresários, que só têm a ganhar com os resultados deste projeto”, avalia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.