A Câmara Municipal de Arapongas reiniciou suas atividades parlamentares referentes à 19ª Legislatura, nesta segunda-feira (03). Na pauta, mais de 100 indicações, um instrumento legislativo aprovado pelo Plenário ou pela Mesa Diretora e cuja finalidade é a de sugerir que a prefeitura ou outro órgão municipal tome as providências que lhe sejam próprias, como por exemplo, atender a determinada reivindicação.
A indicação pode ser apresentada pelo parlamentar de forma individual ou coletiva. Não tem o mesmo impacto de um Projeto de Lei e seu cumprimento pelo Poder Executivo não é obrigatório, ou seja, é facultativo. Embora não tenham força de lei, as indicações são importantes, pois representam as demandas e necessidades da população que os vereadores representam. No âmbito municipal, a Indicação pode ser usada para solicitar melhorias para um bairro, uma rua ou áreas de uso coletivo, como praças e áreas de lazer, bem como setores fundamentais do município, como saúde, educação e saneamento básico.
Na mesma sessão, foram aprovados dois requerimentos. Um de autoria do presidente da Casa, vereador Márcio Nicke, propondo moção de aplausos a Horaci Santos Neto e Elenice Soares Azevedo, organizadores da Movelpar Home Show 2025. O outro requerimento, também aprovado por unanimidade, é de autoria do vereador Aroldo Pagan. Nele, o vereador solicita informações sobre cargos comissionados da Prefeitura Municipal.
Ainda durante a sessão, vereadores usaram a palavra para agradecer a votação obtida nas últimas eleições e, mais uma vez, se dirigiram aos eleitores, reafirmando compromissos feitos durante a campanha, confirmando que representarão os interesses da população e que trabalharão pelo desenvolvimento da cidade.
Na volta dos trabalhos, o presidente da Câmara, vereador Márcio Nicke, destacou a produtividade parlamentar e a maior interação entre a Casa e a sociedade. Destacou ainda o trabalho individual dos vereadores na discussão e aprovação de matérias necessárias e importantes para a cidade.