O Departamento de Química da UFPR promove de 3 a 14 de fevereiro a VI Escola Brasileira de Ressonância Magnética Nuclear. Além de diversos cursos para alunos de graduação e pós-graduação, o evento terá espaço para receber crianças e visitantes adultos para que possam “brincar de cientista”. Dois equipamentos de Ressonância Magnética Nuclear (RMN) estarão disponíveis para que os visitantes possam fazer uma investigação de produtos do dia-a-dia, uma vez que a RMN permite descobrir quais substâncias estão presentes em qualquer item. As atividades serão no Departamento de Química, no campus Centro Politécnico.
Servidores, professores e alunos da UFPR estão convidados a levar seus filhos e familiares. Também serão aceitas turmas de escolas, com crianças a partir de sete anos. Todos podem trazer cerca 1 ml de produtos para analisar, tais como sucos, refrigerantes, vinagre, cerveja com e sem álcool, café, azeite, inclusive para ver se este é autêntico ou não.
Segundo o professor Andersson Barison, que organiza a atividade, as crianças e os adultos serão recepcionados pelos alunos do LabRMN e serão incentivados a eles mesmos fazerem as análises. A equipe irá auxiliar na interpretação dos resultados.
Sobre a RMN
A Ressonância Magnética Nuclear (RMN) é uma das principais ferramentas de exploração científica, amplamente utilizada em diversos projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação. No entanto, seu potencial ainda é subutilizado na ciência brasileira. Para mudar esse cenário e tornar a tecnologia acessível à comunidade científica nacional, a Associação de Usuários de RMN promove as Escolas Avançadas de RMN. O objetivo delas é capacitar estudantes e pesquisadores a utilizarem essa técnica, viabilizando o desenvolvimento de projetos de pesquisa inovadores e na vanguarda do conhecimento no Brasil. A programação completa e mais informações estão disponíveis no site do evento, em https://ebrmn.ufpr.br/.
Para outros esclarecimentos, basta entrar em contato pelo whatsapp 41 92002-4838.
The post UFPR abre seu laboratório de ressonância magnética para visitantes “brincarem” de cientista first appeared on Universidade Federal do Paraná.