O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) divulgou o Índice Ipardes de Desempenho Municipal (IPDM), que mede o desempenho de todos os 399 municípios do estado, abrangendo as áreas de renda, emprego e produção agropecuária, saúde e educação. Os estudos cobrem até o ano de 2022. Segundo os dados, 47 cidades atingiram o estrato de alto desempenho, mais que o dobro de 2021. Sua elaboração se baseia em diferentes estatísticas de natureza administrativa, disponibilizadas por entidades públicas.
Arapongas foi um dos destaques, alcançando o índice 0,8197, o que demonstra os resultados satisfatórios para a qualidade de vida e desenvolvimento do município. O prefeito de Arapongas, Rafael Cita, falou sobre o resultado e reafirmou o compromisso para que o município siga em desenvolvimento. Todos os nossos indicadores sociais avançaram durante a gestão do prefeito Sérgio Onofre e o IPDM é mais uma prova nesse sentido. Nosso desafio é seguir avançando em todas as áreas e isso se faz colocando nosso plano de governo em prática, assinala o prefeito.
O IPDM conta com bases de dados do Índice que são estatísticas oficiais disponíveis publicamente, oriundas, em sua maioria, de registros administrativos obrigatórios. Esses grandes bancos de dados possuem periodicidade anual e recorte municipal. A escolha dos indicadores foi feita considerando-se aspectos importantes para o desenvolvimento local, o que permite subsidiar ações conjuntas das três esferas de governo e do empresariado.
Segundo o governo estadual, em 2017 a metodologia do IPDM foi aperfeiçoada com o objetivo de melhor identificar a situação econômica e social dos municípios paranaenses para a década de 2010. A nova metodologia buscou atualizar-se em relação às fontes de informações disponíveis que melhor refletem esta realidade, utilizando-as como referência para os indicadores municipais. Entre as mudanças, cabe destacar a inclusão das projeções demográficas divulgadas pelo IPARDES. Outro ponto importante foi a atualização do ano de referência, que passou de 2002 para 2010.
O painel disponibiliza também a página IPDM de Evolução, onde o usuário poderá verificar a evolução do IPDM em cada dimensão, para cada município no período de 2010 a 2022, através de um gráfico de linhas. (Com AEN).