Mais de 9 mil candidatos estão na expectativa para a divulgação do resultado do Vestibular 2025 da Universidade Federal do Paraná (UFPR), marcada para o próximo dia 17. O que muitos talvez não saibam é que, além do vestibular, existem outras formas de ingressar em cursos de graduação na UFPR. Uma delas, o PSS Enem, está com inscrições abertas até o dia 20 de janeiro. E no dia 17 começam as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que é outra porta de ingresso na universidade.
O objetivo da UFPR ao diversificar as formas de ingresso é aumentar a ocupação de vagas em cursos de graduação, reduzindo assim a ociosidade. “A universidade precisa se aproximar dos estudantes de ensino médio, divulgando as vantagens de se estudar aqui, como oportunidades de estágios internacionais, bolsas de pesquisa e extensão oferecidas aos estudantes, facilidades de acesso à produção cientifica interacional”, avaliou o reitor Marcos Sunyê. Segundo ele, esse é um dos projetos estratégicos da nova gestão para aumentar a ocupação das vagas e combater a evasão.
Para alcançar esse objetivo, a UFPR vem adotando processos mais simplificados e acessíveis de ingresso. O PSS Enem, por exemplo, seleciona candidatos pela nota do Enem e não cobra taxa de inscrição. É um processo semelhante ao do SiSU, que é organizado pelo Ministério da Educação, também com inscrições gratuitas.
A UFPR tem ainda o Provar Transferência, para estudantes de graduação matriculados em outras universidades, e processos seletivos específicos para alguns cursos.
Conheça abaixo os detalhes de cada um dos processos de ingresso em cursos de graduação da UFPR.
VESTIBULAR
Acontece uma vez por ano, com provas no segundo semestre. É o processo que oferece o maior número de vagas. São mais de 5 mil, em 124 cursos de graduação, em todos os campi da UFPR: Curitiba, Matinhos, Pontal do Paraná, Toledo, Palotina e Jandaia do Sul.
A seleção é feita por meio de provas, aplicadas em duas fases. A primeira, que geralmente ocorre em outubro, consiste em uma prova de conhecimentos gerais, com questões objetivas, e tem caráter eliminatório. A segunda fase ocorre em dois dias: no primeiro, é aplicada a prova de produção e compreensão de texto para todos os candidatos convocados. No segundo dia acontecem as provas específicas, apenas para os cursos que têm essa exigência.
Quem pretende se inscrever no próximo vestibular da UFPR poderá conferir já no próximo dia 20 de janeiro o programa de provas e a lista de obras de referência. Ambos serão publicados no site do Núcleo de Concursos da UFPR.
PSS ENEM
O Processo Seletivo Simplificado Enem permite o ingresso em cursos de graduação da UFPR sem vestibular e sem taxa de inscrição. É um mecanismo alternativo de acesso, que utiliza vagas remanescentes do vestibular.
As inscrições para o PSS Enem 2025 estão abertas e podem ser feitas até o dia 20 de janeiro, no site do Núcleo de Concursos. Este ano estão disponíveis 704 vagas, em cursos da UFPR em Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina e Pontal do Paraná.
Ao se inscrever, o candidato deve informar o número do seu CPF, o curso desejado e o ano da prova do Enem cuja nota deseja utilizar para fins de classificação (2020, 2021, 2022, 2023 ou 2024). O candidato que tiver participado de mais de uma edição do Enem deve optar por apenas um dos resultados. Os candidatos serão classificados da maior para a menor nota, dentro do número de vagas disponíveis em cada curso.
SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA (SISU)
É um sistema eletrônico gerido pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil – inclusive a UFPR – ofertam vagas em cursos de graduação. A seleção é feita com base na média da nota do candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
As inscrições para o SiSU são gratuitas e devem ser feitas no portal do MEC, na página específica do SiSU. Para a edição deste ano, o período de inscrições começa no dia 17 e vai até 21 de janeiro.
A UFPR oferta nesta edição 1.314 vagas pelo SiSU, nos campi de Curitiba (1.002 vagas), Jandaia do Sul (63), Matinhos (86), Palotina (111), Pontal do Paraná (40) e Toledo (12).
O edital com o quadro de vagas e as informações sobre o processo de inscrição está disponível neste link.
Para saber mais sobre o SiSU, clique aqui e acesse o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do MEC.
PROVAR TRANSFERÊNCIA
Esta é uma modalidade do Processo de Ocupação de Vagas Remanescentes (Provar) destinada a alunos de graduação de outras instituições de ensino superior que queiram se transferir para a UFPR. É preciso que o curso de origem seja identificado como curso afim pela coordenação do curso desejado na universidade.
A seleção dos aprovados é feita por meio de uma prova objetiva com questões de ensino médio. O PROVAR é realizado uma vez por ano, sempre no segundo semestre.
Para quem já quiser ir se preparando, o programa de provas do Provar 2025 será publicado no site www.nc.ufpr.br no fim de janeiro.
OUTROS PROCESSOS
Além desses, a UFPR realiza processos específicos para alguns cursos, como Letras Libras, Gestão Cultural e Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza. Realiza ainda, anualmente, processo seletivo para ingresso e reingresso de migrantes, refugiados e portadores de visto humanitário em cursos de graduação.
Com informações do Núcleo de Concursos da UFPR
The post Conheça outras formas de ingresso na UFPR além do vestibular first appeared on Universidade Federal do Paraná.