Sebrae/PR recebe selo que reconhece ações para o alcance dos ODS

O Sebrae/PR recebeu, neste mês, o certificado de reconhecimento do Selo Sesi ODS 2024 pelo projeto “Jornada de Desenvolvimento de Produtos Turísticos de Experiência”, desenvolvido em Foz do Iguaçu (PR). A iniciativa promove o fortalecimento dos territórios turísticos locais por meio da integração de estratégias sustentáveis alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e às diretrizes do Ministério do Turismo.

Implementado como parte da “Estratégia de Destinos Turísticos Inteligentes”, o projeto conta com uma rede de agentes de turismo que fomenta a criação e fortalecimento da governança e do turismo local. Entre as principais metas, estão o incentivo à formalização e ao crescimento de micro e pequenas empresas (MPEs) do setor, a promoção do turismo sustentável, o desenvolvimento de produtos turísticos de experiência e a participação ativa em associações e ecossistemas locais. Tudo isso é feito em sincronia com a agenda global de sustentabilidade.

De acordo com Maisa Silvestre, consultora do Sebrae/PR, a adesão aos ODS está na base de todas as estratégias elaboradas pela instituição.

“Nós não fazemos projetos para, depois de aplicados, pensar em quais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável eles se encaixam – sempre pensamos nisso antes, já incluindo esses objetivos nos planos iniciais. Com certeza, isso é um diferencial, porque pensamos na execução e acompanhamos as iniciativas depois, avaliando o que pode melhorar”, comenta.  

A consultora também destaca a eficiência do alinhamento entre os projetos e os ODS na geração de resultados para a sociedade e o meio ambiente. “Quando construímos a estratégia de Destinos Turísticos Inteligentes, ela já foi idealizada alinhada à Agenda 2030 e aos ODS. Essa abordagem não é apenas conceitual, mas também prática. Precisamos evidenciar que tudo o que aplicamos nas empresas e no ambiente de negócios está conectado a esses objetivos. Os resultados são percebidos na ponta: melhorias concretas para nossos clientes e um impacto real na sociedade”, enfatiza Maisa.

O projeto, realizado com o apoio do Sebrae Nacional, também contou com a parceria do Itaipu Parquetec e Adetur Cataratas e Caminhos na última etapa e vincula-se diretamente aos ODS 8 (trabalho decente e crescimento econômico), 11 (cidades e comunidades sustentáveis), 16 (paz, justiça e instituições eficazes) e 17 (parcerias e meios de implementação). Essa conexão com a agenda global reflete o compromisso do Sebrae/PR em atuar como agente transformador nas comunidades onde está presente.

No projeto, foram realizadas várias capacitações com empresários da região, a fim de impulsionar Foz do Iguaçu como Destino Turístico Inteligente.

Sobre o Selo Sesi ODS 2024  

O Selo Sesi ODS é um reconhecimento anual concedido a iniciativas que promovem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU na Agenda 2030. Ele valoriza projetos que geram impactos positivos na sociedade, no meio ambiente e na economia, destacando boas práticas de sustentabilidade e inovação no Brasil.

Neste ano, a entrega foi realizada no dia 06 de dezembro. Nesta edição, foram 363 organizações inscritas, de 73 municípios paranaenses.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.