Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPR que recebeu menção honrosa no Prêmio Capes Tese 2024 questiona padrões climáticos estabelecidos para o clima subtropical e traz diretrizes para enfrentar eventos extremos
Em um estudo sobre a complexidade climática da região Sul do Brasil, uma tese desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGeo) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) revelou padrões de precipitação variáveis ao longo do ano na área investigada, apontando influências que vão além do tradicional fenômeno El Niño.
Os resultados demonstram que, embora o clima dessa região apresente uma distribuição regular de precipitações ao longo do ano, há variações significativas entre as estações e as áreas, o que desafia as percepções já estabelecidas.
Além de confirmar o papel central do El Niño – Oscilação Sul na modulação das chuvas, a pesquisa mostra que seus efeitos variam conforme diferentes áreas do Oceano Pacífico se aquecem ou se resfriam, estabelecendo novas perspectivas para entender as interações entre oceano e atmosfera no país.
Defendida por Gabriela Goudard, a tese recebeu menção honrosa no Prêmio Capes de Tese 2024. Segundo a autora, a compreensão dos regimes de pluviosidade e de seus mecanismos geradores é fundamental para o monitoramento e a modelagem climática, bem como para minimizar potenciais impactos relacionados ao clima e às mudanças climáticas.
“O entendimento da pluviosidade possibilita ter uma melhor previsibilidade para fenômenos como secas prolongadas ou eventos extremos de precipitação, potenciais desencadeadores de desastres no sul do Brasil”, explica.
Leia a matéria completa no site da Ciência UFPR
Conheça e siga os canais da revista aqui
Foto: Daniel Castellano/SMCS/Divulgação
Esta reportagem faz parte de uma série baseada nas teses de doutorado defendidas na Universidade Federal do Paraná que foram destacadas no Prêmio Capes de Tese 2024. Acompanhe neste link
The post Ciência UFPR: Estudo propõe nova compreensão sobre clima e chuvas no Sul do Brasil first appeared on Universidade Federal do Paraná.