Nova diretoria do Pró-Metrópole toma posse para os próximos dois anos

Representando a continuidade do trabalho em prol dos municípios da região metropolitana de Curitiba, o III Fórum Pró-Metrópole, realizado nesta quarta-feira (11) no auditório do Sebrae/PR, na capital paranaense, reuniu instituições do setor produtivo da região e seus 29 municípios para a posse da nova diretoria do Programa de Desenvolvimento Produtivo Integrado da Região Metropolitana de Curitiba (Pró-Metrópole). O novo presidente será Marcus Maurício de Souza Tesserolli, prefeito eleito de Piraquara.

Tesserolli assume a presidência para o próximo biênio no lugar do diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta. A gestão 2025-2026 terá ainda como vice-presidente Paulo Salesbram, que já é vice-presidente do Sistema Fecomércio PR e substituirá o prefeito de Balsa Nova, Marcos Zanetti, como vice no Pró-Metrópole. A presidência do Pró-Metrópole acontece de forma alternada sempre com um prefeito ou prefeita da RMC e uma liderança de instituição privada.

Leverci Silveira Filho (esq.), Marcus Tesserolli, Vitor Tioqueta, Felipe Thiago de Jesus, Paulo Salesbram e Marcos Antônio Zanetti, na assinatura da posse da nova diretoria. Fotos: Inove.

Em seu discurso de posse, Tesserolli ressaltou a importância de municípios e entidades do setor produtivo trabalharem juntos para fortalecer o Pró-Metrópole e somar cada vez mais parceiros em favor do desenvolvimento econômico das cidades que fazem parte do programa.

“São 29 cidades e uma depende da outra, assim como dependemos de bons parceiros. Esperamos poder somar cada vez mais instituições junto conosco, para poder construir uma identidade e dar continuidade às ações que vêm sendo realizadas. Agradeço a todos pela oportunidade e confiança em nosso trabalho”, afirmou o novo presidente.

Vitor Tioqueta, ao encerrar o seu mandato, reforçou a vocação do programa para se aprofundar nas iniciativas de desenvolvimento de cada município, o que gerou bons resultados durante o biênio.

“Agradeço a cada um dos municípios parceiros, aos prefeitos, secretários e todas as instituições que caminharam junto conosco. Tivemos a oportunidade de conhecer as cidades e suas experiências, em um trabalho integrado que foi essencial para as conquistas que alcançamos”, pontuou Tioqueta.

Tioqueta ressaltou conquistas obtidas na sua gestão (2023-24) e durante os últimos anos.

O vice-governador do Paraná, Darci Piana, enviou uma mensagem aos participantes do fórum, reafirmando o impacto positivo do programa para as cidades envolvidas e classificando a iniciativa como um exemplo a ser seguido por regiões do País.

“O programa Pró-Metrópole é um belo exemplo de governança regional. O trabalho desenvolvido tem um grande impacto para todos os municípios da área metropolitana de Curitiba. Por isso, o programa pode ser considerado uma referência nacional”, apontou Piana.

Para o atual vice-prefeito e prefeito eleito de Curitiba, Eduardo Pimentel, a capital paranaense tem um papel fundamental na integração entre as cidades da região metropolitana e, com isso, deve contribuir para o desenvolvimento constante do programa.

“Quero fortalecer o Pró-Metrópole, a integração com a região metropolitana, o turismo, o mercado comum e o transporte entre as cidades. Por isso, coloco Curitiba à disposição do programa, pois ela é uma cidade metropolitana e assim continuará sendo”, observou Pimentel.

Marcus Tesserolli, prefeito eleito de Piraquara, será o presidente do Pró-Metrópole para o biênio 2025-2026.

Valorização dos municípios

O mandato 2023-2024 do Pró-Metrópole, presidido por Vitor Tioqueta, promoveu ações que impactaram no crescimento do programa. Entre as realizações, estão o aumento de 23 para 51 instituições parceiras, a elaboração do Plano Desenvolvimento da Região Metropolitana em parceria com o Governo do Paraná, uma agenda descentralizada com parceiros, a organização da Feira Pró-Metrópole, entre outros destaques.

Tioqueta, ao mencionar as realizações da sua gestão, pontuou que o seu mandato teve como objetivo o fortalecimento de diálogo que contempla diferentes lideranças e, desta forma, ampliou a integração entre entidades públicas e privadas.

“Nós trabalhamos intensamente para que o programa fosse uma ferramenta de integração entre os municípios. Desde o início, assumimos o compromisso de fortalecer o diálogo entre lideranças regionais e as instituições públicas e privadas, buscando uma estratégia conjunta de crescimento. Hoje, temos 51 instituições que nos ajudaram e vão seguir parceiras do Pró-Metrópole, em prol do desenvolvimento territorial”, disse o diretor-superintendente do Sebrae/PR.

Fórum reuniu representantes dos 29 municípios da região metropolitana de Curitiba e de instituições paranaenses.

O impacto do Pró-Metrópole

O programa Pró-Metrópole é uma ação governamental que reúne 51 entidades públicas e privadas, atendendo a todos os 29 municípios da Grande Curitiba. A iniciativa promove uma cooperação integrada de desenvolvimento econômico por meio de grupos de trabalho voltados para a questão agroalimentar, o desenvolvimento empresarial, de pequenos negócios e turismo, além de um grupo para fomentar o desenvolvimento regional sustentável.

Durante o fórum, o programa ainda realizou a entrega de certificados de parceria para instituições públicas e privadas que, de alguma forma, contribuíram o crescimento das cidades.

O presidente da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar) e um dos integrantes do G7, Coronel Sérgio Malucelli, projeta um biênio no qual o Pró-Metrópole seguirá cumprindo o seu papel de integração e aprimoramento do atendimento às 29 cidades que fazem parte do programa.

Durante o evento, as instituições parceiras do programa foram reconhecidas pelos seus esforços dedicados em prol ao desenvolvimento da RMC.

“O Pró-Metrópole é um integrador de políticas públicas, que pode sugerir medidas que venham a atender a população e as empresas dessas cidades. Entendemos que o novo presidente e sua diretoria são capacitados e têm a visão estratégica para, cada vez mais, melhorar a qualidade da prestação de serviços dos municípios da região”, afirmou o coronel.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.