A professora Luciana Porto de Souza Vandenberghe, do do Departamento de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), recebeu um prêmio no maior congresso científico e tecnológico da área de Engenharia de Bioprocessos. Além da premiação, a professora foi convidada a palestrar no evento, que ocorreu na The Hong Kong Polytechnic University, em Hong Kong.
A International Conference on Advanced Bioprocessing Technologies for Biomass Conversion – Sustainability & Bioresource Management é um evento bianual organizado pela realizado pela International Bioprocessing Association (IBA). O congresso já foi sediado pela UFPR em 2010 e contou com a organização local da professora Luciana Vandenberghe.
A premiação da IBA aos cientistas de destaque é realizada de acordo com diferentes critérios. São analisadas principalmente a produção científica e tecnológica do pesquisador, incluindo número de artigos, livros, capítulos de livros e patentes e o número de citações e fator h do pesquisador, além de sua contribuição para área no ano da premiação.
“Fui convidada a apresentar minha candidatura pelos responsáveis pelo prêmio, a qual fui ranqueada. Fui então classificada a receber o prêmio de destaque como pesquisadora e membro honorário da IBA dos anos 2023/2024”, afirmou a professora.
Luciana também foi convidada a palestrar no congresso e ministrou uma palestra sobre estratégias para a produção de bioplásticos a partir de fontes renováveis e dentro conceito de bioeconomia circular, mostrando soluções para uma produção integrada às biorreafinarias brasileiras tais como de milho, soja e cana-de-açúcar.
“Me senti muito feliz e honrada ao ser premiada, pois os prêmios são dados a pesquisadores reconhecidos mundialmente na área de Bioprocessos. Sou grata ao professor Carlos Ricardo Soccol por ter sempre me guiado e orientado durante a minha vida profissional. Agradeço igualmente ao pesquisador Ashok Pandey, o qual vem continuamente me incentivando. Ambos são exemplos seguidos por inúmeros pesquisadores no Brasil e no mundo. Agradeço especialmente aos meus colegas da UFPR e, principalmente, aos meus alunos que são parte integrante de todas estas conquistas. Dedico o prêmio à minha querida família, meu marido Ludovic, e minhas filhas, Julia e Giovana”, agradeceu Luciana.
The post Professora da UFPR é premiada em congresso internacional da área de Engenharia de Bioprocessos first appeared on Universidade Federal do Paraná.