A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Paraná (Proec-UFPR) lançou nesta segunda-feira (9) a exposição “Trajetórias em Construção: 50 anos da Extensão na UFPR”. O evento contou com apresentação cultural e uma roda de conversa com personagens que tiveram e ainda tem história com a extensão na universidade.
A exposição, localizada no saguão do Setor de Tecnologia, no Centro Politécnico, é composta por 20 painéis que trazem fatos das últimas cinco décadas das atividades extensionistas na UFPR. O trabalho de pesquisa, conduzido pela equipe da Coordenadoria de Extensão (COEX), permitiu identificar momentos-chave, decisões estratégicas e debates fundamentais que moldaram a trajetória da extensão universitária na instituição. As atas das reuniões do CAEX, o arquivo da PROEC e trabalhos acadêmicos realizados anteriormente sobre o assunto foram a base para o material, que está disponível na exposição presencial e também de forma mais aprofundada em um site especial.
Uma equipe de cerca de 10 pessoas da Proec, entre servidores e estudantes bolsistas, participou da digitalização dos arquivos encontrados. A ideia é que o trabalho continue pelos próximos meses.
“A grande maioria são servidores novos da universidade, então esse trabalho também foi importante para eles conhecerem onde que eles trabalham, a importância da extensão e como foi a construção histórica da extensão universitária. E esse é só o início, para começar a juntar ao rico material da história da extensão”, disse a pró-reitora de Extensão e Cultura, Mayara Elita Braz Carneiro.
O evento de abertura da exposição teve apresentação do “Choro das 7”, grupo de choro da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, que animou os presentes. Depois, o lançamento do projeto contou com uma fala de Maria José Justino, pró-reitora de Extensão e Cultura entre 1998 e 2002. Maria José participou da construção da Política Nacional de Extensão e da fundação do Museu de Arte da UFPR (MusA). Ela relembrou os importantes avanços que ocorreram na época de sugestão na Proec para a extensão.
O microfone também foi aberto para uma roda de conversa em que servidores e docentes compartilharam suas experiências pessoais sobre a extensão e projetos na universidade. O bate-papo foi intermediado pela pró-reitora Mayara Elita Braz Carneiro e pela coordenadora de Extensão, Mabel Karina Arantes Alves.
50 anos da extensão na UFPR
O ano de 2024 marca dos 50 anos de criação da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (PRAC), que pode ser considerada a primeira unidade administrativa que conduziu as atividades de extensão na UFPR.
Outro marco veio em dezembro de 1984, quando aconteceu a primeira reunião da Comissão de Extensão, órgão colegiado que hoje é o Comitê Assessor de Extensão (CAEX). O comitê, composto por representantes dos Setores, Campi Avançados e de unidades como o Complexo Hospital de Clínicas e o Sistema de Bibliotecas reúne-se periodicamente e que propõe, normatiza e assessora a Política de Extensão da instituição.
O site do projeto “Trajetórias em Construção: 50 anos da Extensão na UFPR“ conta mais sobre esta história.
The post Trajetória dos 50 anos de extensão na UFPR é recordada em lançamento de exposição first appeared on Universidade Federal do Paraná.