Apucarana é destaque no Programa Mulher Segura, que reduz feminicídios em 37% no Paraná

O Programa Mulher Segura, lançado em abril pela Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp), vem obtendo resultados expressivos na luta contra a violência de gênero. Entre abril e novembro de 2024, o programa registrou uma redução de 37,93% nos casos de feminicídio em 20 cidades participantes, entre elas, Apucarana.

Com ações voltadas para a prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher, o programa conseguiu preservar 11 vidas nesse período, reduzindo o número de ocorrências de 29 para 18 em comparação ao mesmo período de 2023. Apucarana, que integra a iniciativa, tem se beneficiado de medidas como palestras educativas, reforço no policiamento e investigações mais detalhadas pela Polícia Civil.

“Mais do que números, esses resultados mostram vidas salvas e comunidades protegidas. Estamos agindo estrategicamente para garantir que as mulheres se sintam seguras e amparadas”, afirmou Hudson Leôncio Teixeira, secretário de Segurança Pública.

APUCARANA E O PROGRAMA MULHER SEGURA

A cidade de Apucarana recebeu diversas ações do programa, incluindo palestras voltadas ao empoderamento feminino, oficinas de defesa pessoal e visitas pós-delito realizadas pelas forças de segurança. Essas visitas, que totalizaram mais de 49 mil em todo o Estado, garantem acolhimento às vítimas, além de monitorar possíveis novos casos de agressão.

O programa também intensificou o cumprimento de mandados de prisão no Paraná, resultando em 10.927 prisões ligadas à violência de gênero e outros crimes. A participação de Apucarana reforça a importância de iniciativas como esta para combater a violência doméstica e proteger as mulheres.

MUDANÇA DE CULTURA

Outro destaque do programa é o projeto “De Homem para Homem”, que busca conscientizar o público masculino sobre seu papel na prevenção da violência de gênero. Entre agosto e novembro, a iniciativa promoveu 144 palestras, fomentando reflexões sobre comportamento e atitudes para quebrar o ciclo de violência.

Com a participação de Apucarana, o Programa Mulher Segura reafirma seu compromisso com a proteção das mulheres e a construção de uma sociedade mais segura e igualitária. Essa parceria entre forças de segurança e a comunidade mostra que a mudança é possível e que a vida de muitas mulheres pode ser transformada.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.