
Os pontos de coleta serão no manguezal de Paranaguá, em Pontal do Paraná, na praia de Pontal do Sul, no dia 21 de setembro, a partir das 9h00.
O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias é uma iniciativa global de combate ao descarte inadequado de resíduos nos ambientes costeiros e fluviais, realizada anualmente em setembro. Além de remover resíduos, a limpeza tem um papel fundamental em sensibilizar a sociedade sobre a urgência de repensarmos essa relação. Não se trata apenas de lazer ou turismo, mas de reconhecer nossa dependência dos ecossistemas marinhos e a responsabilidade que temos sobre os impactos que geramos. Mobilizar a sociedade para que o olhar sobre o oceano vá além do recreativo, incentivando a reflexão e a ação em prol da sua conservação, é um dos objetivos da proposta realizado pela UFPR Litoral, Centro de Estudos do Mar, e parceiros.
Valorização dos princípios extensionistas
A ação, além de trabalhar uma temática mundialmente emergente e necessária junto à sociedade, destaca suas características e processos extensionistas. Entre vários, é possível citar possibilidades de impacto e transformação social, à interação dialógica, e ao processo de interdisciplinaridade. Ao engajar a sociedade na prática da limpeza e gestão de resíduos, essas atividades despertam uma consciência crítica sobre a relação entre o ser humano e o meio ambiente, especialmente em relação aos recursos marinhos.
O envolvimento de associações de catadores de recicláveis, por exemplo, transforma o lixo coletado em uma fonte de renda e promove a valorização do trabalho dessas comunidades, criando um ciclo de economia circular. Essa inclusão reforça a importância da justiça social nas ações ambientais, assegurando que os benefícios do cuidado com o meio ambiente também contribuam para o bem-estar das populações locais. Ao promover a sensibilização e o engajamento, essas iniciativas geram uma transformação duradoura na forma como a sociedade se relaciona com o meio ambiente, contribuindo para um futuro mais equilibrado e sustentável.
A relação indissociável entre ensino, pesquisa e extensão também é outro ponto relevantes que pode ser citado. As atividades do projeto são construídas sobre uma base sólida de pesquisa científica e práticas pedagógicas inovadoras. Essa integração dinâmica entre teoria e prática cria uma sinergia única, onde o conhecimento é gerado, compartilhado e aplicado horizontalmente, impulsionando tanto o aprendizado dos alunos de graduação e pós graduação da UFPR, escolares, comunidades das áreas atingidas e o desenvolvimento profissional dos educadores.
A extensão é o canal que leva o conhecimento acadêmico para além da sala de aula, conectando universidade e sociedade de forma prática e transformadora. Em projetos de limpeza de praias e manguezais, por exemplo, os resultados das pesquisas sobre resíduos sólidos e seus impactos ambientais são traduzidos em ações educativas, sensibilizando a comunidade sobre a importância da preservação dos ecossistemas marinhos. Através da extensão, a universidade cumpre seu papel social, promovendo a conscientização e mobilizando a sociedade para atuar em prol do meio ambiente.

Serviço
Data: 21 de setembro (sábado)
Horário: 8h30 (encontro), 9h (início da ação)
Locais de Encontro:
◦ Pontal do Paraná: Praia de Pontal do Sul, em frente a passarela.
◦ Paranaguá: Meu Campinho da Ilha de Valadares.
◦ Matinhos: Em frente ao SESC.
Link de inscrição para obtenção de certificado de participação
Realização: MarBrasil, UFPR Litoral, SESC Matinhos e SESC Paranaguá.
Organização: Rebimar, Guardiões dos Manguezais Parnanguaras e Coalizão Paraná pela Década do Oceano.
Apoio: IFPR, Unespar, Repar, LEC-UFPR, Labmóvel, Grupo KWM, e Associações de Coletores Nova Esperança, Amage e Amcoresp.
Por Coalizão Paraná pela Década do Oceano
The post Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias é celebrado com mobilização social first appeared on Universidade Federal do Paraná.