Divulgação das pesquisas no desenvolvimento de bioestimulantes para culturas de alho e cebola estão entre as atividades desenvolvidas pelo projeto “A Produção de Alimentos Orgânicos” durante o Show Rural 2024, em Cascavel (PR)
O trabalho em agroecologia do projeto de extensão “A Produção de Alimentos Orgânicos”, do Setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), foi apresentado durante o Show Rural 2024, em Cascavel (PR). O evento anual da Cooperativa Agroindustrial de Cascavel (Coopavel) ocorreu de 5 a 9 de fevereiro na cidade paranaense.
O projeto participou da Vitrine de Tecnológica de Agroecologia (Vital), que integrou o evento. O espaço é um modelo de propriedade agroecológica autossustentável onde são implementadas tecnologias e práticas de cultivo que podem ser utilizadas pelos agricultores para produção de alimentos pelo sistema de base ecológica.
É utilizado de maneira conjunta por 13 instituições públicas, privadas e do terceiro setor ligadas à área de agroecologia e completou 20 anos nesta edição.
Agroecologia
Durante a Vital, o projeto pôde informar a comunidade da agricultura sobre suas atividades extensionistas referentes ao desenvolvimento de uma tecnologia que usa nanopartículas de carbono como bioestimulantes vegetais para as culturas de alho e cebola.
A equipe também distribuiu aos visitantes sementes de adubos verdes (o feijão de porco e o feijão guandu) que foram produzidos na área de cultivo orgânico da UFPR Palotina.
O coordenador do projeto, professor Juliano Cordeiro, do Departamento de Ciências Agronômicas (DCA) da UFPR Palotina, avalia que eventos são oportunidades de a universidade levar à sociedade suas contribuições, no caso produção de conhecimento para o desenvolvimento sustentável via agroecologia.
Para conhecer melhor o projeto, leia o artigo “A produção e o consumo de alimentos orgânicos – contribuições acadêmicas, econômicas e sociais”, publicado na revista Extensão em Foco
Receba notícias da UFPR no seu celular
O post Projeto de alimentos orgânicos da UFPR Palotina expõe trabalhos em evento de agricultura apareceu primeiro em Universidade Federal do Paraná.