A Universidade Federal do Paraná (UFPR) conquistou mais uma posição de destaque internacional, conforme publicado pelo mais recente “Webometrics Ranking of World Universities“, divulgado em 30 de janeiro de 2024.
Na América Latina, a UFPR se destacou ao conquistar a 13ª posição, consolidando-se como uma das instituições mais relevantes da região. No cenário nacional, a universidade se posicionou em 7º lugar entre as universidades brasileiras evidenciando sua contribuição significativa para o ensino superior no Brasil.
Entre as instituições federais, a UFPR obteve a 4ª posição, reforçando seu papel fundamental no desenvolvimento da educação no país. A nível estadual, a universidade se destacou como líder, alcançando a posição de 1º lugar no Paraná.
A UFPR teve ainda ótima classificação global e alcançou a 587ª posição entre as 31 mil instituições de ensino avaliadas em mais de 200 países. Essa expressiva colocação reforça o compromisso da universidade com a excelência acadêmica e o destaque tanto no cenário brasileiro como mundial.
Segundo o reitor Ricardo Marcelo Fonseca, “a UFPR celebra mais esse reconhecimento internacional e nacional e reafirma o compromisso contínuo com a qualidade acadêmica, a formação de profissionais qualificados, a pesquisa e inovação. Essa conquista destaca a relevância da UFPR não apenas no contexto nacional, mas também como uma instituição de destaque na América Latina e no mundo, sempre contribuindo para o avanço do conhecimento e o desenvolvimento da sociedade”. O reitor disse ainda: “quero gradecer e salientar que esse sucesso só é possível com o trabalho e dedicação de cada um dos técnicos, docentes e alunos. Por isso meu agradecimento a toda a comunidade da UFPR”.
Sobre o ranking
O “Webometrics Ranking of World Universities” (WRU), também conhecido como Ranking Web of Universities (RWU), é uma iniciativa do Cybermetrics Lab, um grupo de pesquisa vinculado ao Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), o maior organismo público de pesquisa da Espanha. O CSIC, que figura entre as principais organizações de pesquisa básica na Europa, coordena o ranking utilizando indicadores como presença, visibilidade, transparência (openness) e excelência.
O WRU utiliza um sistema de classificação para universidades do mundo baseado em um indicador composto que leva também em consideração a visibilidade e impacto dessas publicações na web de acordo com o número de inlinks externos (citações do site) que receberam. O objetivo deste ranking é melhorar a presença das instituições acadêmicas e de pesquisa na web e promover a publicação de resultados científicos em acesso aberto.
A metodologia adotada pelo ranking é abrangente, considerando critérios fundamentais para avaliar o desempenho das instituições de ensino superior. Para mais informações sobre a metodologia utilizada, clique aqui.
O post UFPR é a 4ª melhor federal do Brasil em ranking internacional apareceu primeiro em Universidade Federal do Paraná.