Na última sexta-feira (12), aconteceu o Seminário Internacional de Transplantes, no auditório do Setor de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com as maiores referências do Brasil e do mundo, em uma área que ganha da vez mais o prestígio e o respeito de toda a comunidade médica.
O objetivo foi proporcionar um evento que contribuísse para o avanço científico e tecnológico.
Estavam presentes no simpósio autoridades, estudantes e médicos de todo o país que vieram conferir a palestra do médico Leonardo Riella, formado em medicina na UFPR em 2003, onde seguiu carreira no exterior.
O Doutor Leonardo liderou uma equipe no Hospital-Escola da Universidade de Harvard nos Estados Unidos que, pela primeira vez, transplantou um rim de porco geneticamente modificado em um paciente humano e vivo, que sofre de insuficiência renal. A cirurgia foi realizada no dia 17 de março e é considerada um marco para a medicina e representa esperança para milhares de pessoas que aguardam por um transplante de rim. Uma grande realização que teve repercussão no Brasil e no mundo.
Riella atualmente é chefe do Serviço de Transplante Renal e professor associado de medicina no Massachusetts General Hospital, Harvard Medical School.
A fila de espera por um transplante de rim é a maior no Brasil, com mais de 39 mil pessoas aguardando pelo órgão.
No dia do Simpósio, a UFPR TV esteve presente e preparou uma reportagem especial, veja aqui.
O post UFPR realiza Primeiro Simpósio Internacional de Transplantes apareceu primeiro em Universidade Federal do Paraná.