Ponta Grossa foi palco, nesta quinta-feira (22), do 1º Encontro dos Destinos Turísticos dos Campos Gerais para debater o futuro do turismo nos territórios paranaenses. Realizado no campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), o evento integrou a programação do InovaWeek – Semana de Empreendedorismo e Inovação – e reuniu lideranças, empreendedores e representantes públicos.
A coordenadora de Turismo, Economia Criativa e Artesanato do Sebrae/PR, Patrícia Albanez, conduziu a palestra “Além do mapa: o futuro inteligente dos destinos turísticos”. Ela destacou a importância de um planejamento estratégico de longo prazo para transformar os municípios em Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), com base na inovação, sustentabilidade, tecnologia e acessibilidade.

“Mais do que atrair visitantes, o turismo inteligente promove desenvolvimento econômico, inclusão social e qualidade de vida para quem vive no destino. O Sebrae/PR tem atuado como parceiro dos municípios nessa jornada, apoiando desde a formatação de experiências até a consolidação da governança local”, afirmou.
Durante sua apresentação, ela destacou resultados dessa jornada DTI no Paraná nos últimos quatro anos. Desde 2021, o programa de formatação de Produtos Turísticos de Experiência já impulsionou a criação de 317 produtos inovadores, que envolvem gastronomia, cultura, história e ecoturismo. No total, 780 empreendedores de 48 municípios foram diretamente beneficiados.
O evento também contou com o painel “Governança em Ação: Experiências que Transformam Destinos”, com a participação de representantes de Ponta Grossa, Londrina e Campo Largo. Um dos destaques apresentados foi a experiência de Londrina, apresentada por Fábio Luporini, coordenador da Governança de Turismo da cidade e membro do Estação 43 – ecossistema de inovação local. Ele detalhou a criação do Centro de Atendimento e Apoio ao Turista Inteligente (Cati), que será instalado no Parque Arthur Thomas com apoio de R$ 800 mil de um edital da Itaipu Binacional.

“Esse projeto era uma das ações prioritárias da nossa governança. Com o apoio de diferentes entidades e o engajamento do setor produtivo, estamos tirando o plano do papel e colocando Londrina no mapa nacional da inovação no turismo”, destacou Luporini.
Ponta Grossa também apresentou seus avanços como referência em turismo inteligente. Em 2023, a cidade conquistou a terceira melhor nota no edital DTI do Ministério do Turismo e foi uma das 20 cidades brasileiras certificadas como DTI em Transformação. Destacou ainda como mobilizar a população local e escolas no engajamento e pertencimento.
Campo Largo também trouxe sua atuação em parceria com o Comtur, gestor do DTI na cidade, destacando a união e gestão dos trabalhos.
Foi realizado também um painel com os grupos técnicos DTI com o compartilhamento de iniciativas relevantes e boas práticas, como grupo de Experiências Turísticas, representado pelo empresário Daniel Wagner; o grupo de Tecnologia e Inovação, com Vitor Hugo Santos representando a Agência de Inovação e o Vale dos Trilhos; e o grupo de Segurança, com Mateus Felipe.
“O evento permitiu discutir políticas públicas, tecnologias, governança e boas práticas voltadas à inteligência turística nos territórios da região. Foram apresentadas e debatidas experiências de sucesso, desafios e oportunidades para o fortalecimento dos municípios enquanto destinos turísticos inovadores, sustentáveis e conectados”, reforçou o assessor de Relações Empresariais e Comunitárias da UTFPR e coordenador geral da Comissão Organizadora do InovaWeek, Joaquim de Mira Júnior.
Sobre o InovaWeek
Com o objetivo de fomentar a troca de experiências, o compartilhamento de conhecimentos e a conexão entre pessoas e instituições comprometidas com soluções inovadoras para o mercado e a sociedade, o evento surgiu em 2023, com apoio do ecossistema Vale dos Trilhos. Em 2024, a segunda edição atraiu cerca de 2,5 mil participantes, incluindo mais de 500 visitantes de cidades vizinhas como Curitiba, Castro, Carambeí e Tibagi. A programação daquele ano incluiu ações integradas, como o evento “UTFPR de Portas Abertas” e o Fórum de Inovação e Tecnologia, ampliando o alcance do projeto e fortalecendo o vínculo entre universidade, setor produtivo e comunidade.
O evento é promovido pelo Programa de Empreendedorismo e Inovação da UTFPR (Proem-PG), em conjunto com a Sprint PG (Incubadora da UTFPR), em parceria com o Vale dos Trilhos (ecossistema de inovação de Ponta Grossa), e conta com o apoio do Sebrae/PR, Direc-PG, EJ Petri, Agência de Inovação e Desenvolvimento, Cielog, UEPG, Secretaria Municipal de Turismo (Setur) e Conselho Municipal de Turismo (Comtur), compondo com a rede de instituições parceiras do ecossistema de inovação local.
–