![](https://ufpr.br/wp-content/uploads/2024/04/Seminarios-afro-brasileiros-debates-a-partir-de-Mocambique-23-1-150x150.jpg)
Na tarde desta terça-feira (2), o Ministério da Educação (MEC) divulgou os principais indicadores de qualidade da educação superior do Brasil, entre eles o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC). Ambos os indicadores são calculados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Em relação a IGC, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) manteve-se entre as melhores do Brasil. Das mais de duas mil instituições de ensino superior (IES) avaliadas no Brasil, somente 54 obtiveram o conceito 5 (máximo), entre elas a UFPR. No País, das 203 universidades avaliadas, 25 universidades obtiveram o conceito 5 (máximo) Na região Sul, das 49 universidades avaliadas, somente 07 universidades obtiveram o conceito 5 (máximo)
No que se refere ao CPC, a UFPR melhorou sensivelmente os seus resultados, sendo que 9 cursos aumentaram seus conceitos em relação à avaliação anterior e 2 cursos que não haviam sido avaliados anteriormente obtiveram conceito 5 nesta primeira avaliação. Detalhando melhor, dos 15 cursos avaliados agora, 7 cursos obtiveram conceito 5 (máximo), 7 cursos obtiveram conceito 4 e apenas um deles obteve conceito 3.
O Reitor, Ricardo Marcelo Fonseca, salienta que “o histórico dos indicadores do MEC demonstra, sem sombra de dúvida, a qualidade da formação acadêmica na UFPR, que é resultado do compromisso e da dedicação de tantos servidores, técnicos e docentes, na busca constante para construção desta trajetória de excelência e contribuem diariamente para a formação de profissionais capacitados e comprometidos com a sociedade”.
Abaixo os resultados divulgados pelo MEC:
![](https://ufpr.br/wp-content/uploads/2024/04/WhatsApp-Image-2024-04-03-at-15.32.09.jpeg)
“É com satisfação que recebemos os resultados positivos dos indicadores divulgados pelo MEC. Estamos comprometidos em manter o alto padrão de ensino e em continuar investindo em melhorias contínuas nos nossos cursos, sempre em permanente diálogo e respeito às coordenações de curso e ao fórum de coordenadores”, disse Júlio Gomes, Pró-Reitor de Graduação (Prograd) da UFPR.
Sobre os indicadores
O CPC é o principal indicador de qualidade de um curso de graduação. Ele é calculado levando em conta o desempenho dos estudantes do curso no Enade, a formação e regime de trabalho dos docentes e o desempenho dos estudantes no Enem em comparação ao desempenho no Enade, além de uma avaliação realizada pelos estudantes participantes do Enade em relação às condições de oferta. A maior parte dos cursos são avaliados pelo CPC. Cada curso é avaliado com uma periodicidade de 3 anos.
Já o IGC é o principal indicador de qualidade das Instituições de Educação Superiores (IES). Universidades, Centros Universitários e Faculdades, públicas e privadas, são avaliadas e atribui-se a elas este indicador, que é uma média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação de cada instituição. Assim, sintetiza em único indicador a qualidade de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado da mesma instituição de ensino. O IGC é divulgado a cada ano e, desde 2017, a UFPR está no patamar 5, que é o conceito máximo.
O post UFPR entre as melhores do Brasil: MEC divulga indicadores de qualidade da educação superior de 2022 apareceu primeiro em Universidade Federal do Paraná.