Avaliação do órgão público de pesquisa da Espanha considerou o “acesso aberto ao conhecimento” gerado por cerca de 32 mil instituições
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) ficou entre as dez universidades brasileiras mais bem posicionadas na edição do primeiro semestre de 2025 do Webometrics Ranking of World Universities, editado pelo Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), órgão público de pesquisa do governo espanhol.
Em nível mundial, a UFPR ocupou a 612ª posição. O ranking informou ter avaliado quase 32 mil instituições em mais de 200 países, preocupando-se em dar espaço às instituições do Sul Global.
Segundo o CSIC, o ranking é publicado desde 2004 “com o objetivo de promover o acesso aberto ao conhecimento gerado pelas universidades”. O modelo de classificação é baseado em indicadores webométricos e bibliométricos.
Acesso aberto
O grupo de pesquisa Cybermetrics Lab, que produz o ranking, analisa o esforço das universidades em manter o acesso aberto ao conhecimento produzido por elas.
Por isso, sugere três indicadores: visibilidade (impacto do conteúdo na internet), que usa dados da base Majestic; excelência (principais artigos citados), com dados da Scimago/Scopus; e transparência ou abertura (principais pesquisadores citados), com dados da Google Scholar.
Para a lista em questão, os dados da web foram recolhidos nos primeiros dias de janeiro, enquanto a informação bibliométrica cobre o período de 2019 a 2023.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), as universidades federais se destacaram na edição, com classificação de 68 das 69. A exceção foi a recém-criada Universidade do Norte do Tocantins (UFNT).
(Com informações do MEC)
Foto: Leo Betinelli/Sucom UFPR
Leia mais notícias sobre o Webometrics Ranking