Como funciona a organização de um grande evento como a Feira do Empreendedor? Para mostrar todos os detalhes da feira, o Sebrae/PR mobilizou alguns empreendedores com o projeto Dos Bastidores ao Palco. Nesta sexta-feira (27), visitantes puderam conhecer o funcionamento dos espaços e a organização dos colaboradores, com o objetivo de levar para os seus negócios algumas das principais características da experiência Sebrae/PR.

Um grupo de 14 empreendedores, em sua maioria de Curitiba e região, teve as portas abertas para todos os bastidores da feira. Em um primeiro momento, a equipe do Sebrae/PR fez uma introdução sobre a história da instituição, seus valores e o método de organização de eventos.
Vânia Paula Cruz, gerente de atendimento e relacionamento do Sebrae/PR, explica que a proposta não se resume a mostrar a realização de um evento em específico, mas principalmente de transmitir a experiência, uma cultura de relacionamento com clientes.
“Nós preparamos as pessoas, transmitimos a elas os valores do nosso time e o compromisso que temos com o cliente. Abrindo os bastidores, queremos demonstrar como traduzimos todos esses valores na experiência que pode ser vista aqui na feira”, afirma a gerente.
Ana Luiza Lima, empreendedora no setor de festas e produção de eventos, conta que, mesmo já conhecendo o mercado há alguns anos, hoje teve a oportunidade aprender como funciona o gerenciamento de uma equipe com grande quantidade de colaboradores.
“Minha família sempre trabalhou com eventos, então uma lição que eu tiro de hoje é essa necessidade de aplicar paixão no nosso negócio, trazer a sua equipe para perto. Acredito que o meu negócio vai crescer se todo mundo tiver essa energia que tem aqui”, observa Ana Luiza.

Conhecendo todos os detalhes
Em seguida, os participantes conheceram áreas abertas ao público, como espaços de exposição, áreas interativas e ouvidoria, mas também locais restritos à organização, como o espaço do colaborador. Raphael Tulio de Oliveira, empreendedor da área de eventos, pontua a riqueza de conhecer todo o processo de produção de um evento do tamanho da Feira do Empreendedor.
“Eu queria entender como tudo funciona, desde o planejamento inicial até a realização da feira. Vou sair com vários insights para o meu negócio, mas algo que me chamou a atenção foi o processo de aprendizado dos colaboradores do Sebrae/PR: mesmo quando erram, eles entendem a situação, aprendem com ela e transformam isso em algo positivo”, conta Oliveira.
A oportunidade que o Dos Bastidores ao Palco oferece não se limita, no entanto, aos empreendedores que trabalham com eventos. Outros tipos de negócio podem se beneficiar do conhecimento da experiência do Sebrae/PR, para manter um relacionamento de qualidade com o cliente.
Na visão de Ana Caroline Benedictos, cuja área de atuação é a moda feminina em Campina Grande do Sul, região metropolitana de Curitiba, conhecer detalhadamente a organização da feira serve de referencial para pensar novas soluções para o seu negócio.
“Eu tenho uma boutique, quero entender melhor a questão das vendas, mas também faço minieventos na minha loja, como agora o Outubro Rosa e aniversários. Então é importante, para mim, oferecer uma boa experiência e capacitar os meus funcionários”, ressalta a empreendedora.