Por assessoria de imprensa
Foto destaque: Marina Mendonça
De 22 de maio a 20 de junho, Curitiba recebe a exposição “Fanzine Ovo de Colombo”, que busca resgatar um momento histórico da mobilização estudantil paranaense. O projeto retorna ao início dos anos 1990, quando alunos do Centro Acadêmico de Desenho Industrial da Universidade Federal do Paraná (Cadi/UFPR) produziram uma série de fanzines para mobilizar estudantes de Design de todo o país para o 1° Encontro Nacional de Estudantes de Design (N Design).
A exposição, que é gratuita, apresenta os fac-símiles dos fanzines originais da época, como o “Ovo de Colombo”, que dá nome ao evento e completa 35 anos neste ano. Para valorizar o diálogo entre o passado e o presente, o projeto também reunirá criações contemporâneas criadas na oficina Fanzine Oldschool. A ação será realizada no dia 4 de junho, nas dependências do curso de Design da UFPR, no Prédio da Reitoria (Rua General Carneiro, 460). Ministrada pelo Professor Doutor Ricardo Carneiro, a oficina contará com 20 vagas e disponibilizará certificado de participação.
Neste mês, o evento “Vai, zine!” também recolheu fanzines autorais, impressos ou digitais, de qualquer temática ou estética para expor lado a lado à “Fanzine Ovo de Colombo”. O objetivo é estabelecer uma correlação entre o uso dos fanzines durante os eventos de Design e nos tempos atuais. O projeto contará com um vernissage de abertura, onde serão apresentadas as fanzines do Ovo de Colombo, e um finissage, que exibirá uma relação entre as duas exposições no mesmo local.
O evento, que compõe a comemoração dos 50 anos do curso de Design da UFPR, reúne produções recebidas de diferentes regiões do Brasil, evidenciando a diversidade de formatos, narrativas e estéticas presentes na cena independente dos fanzines. A “Vai, zine!” é organizada pelo projeto de extensão Service Lab Design da UFPR, sob coordenação do professor Naotake Fukushima.
Na abertura da exposição também será realizado o lançamento de um catálogo online, que reunirá a reprodução dos fanzines históricos, além de depoimentos com antigos alunos da época e fotos do processo de confecção. O material ainda conta com a análise da historiadora do Design, Lindsey Cresto e, para fins de acessibilidade, cada fanzine também será acompanhada de uma audiodescrição online, garantindo acesso às pessoas com deficiência visual.
O catálogo também traz informações sobre o movimento dos fanzines, com destaque para a coleção “Ovo de Colombo”, iniciativa do Cadi/UFPR, em 1990. O nome da coleção faz alusão a uma anedota, popularizada em meados do século 16. Na história, o navegador Cristóvão Colombo propõe um desafio: colocar um ovo em pé. Uma brincadeira que, aparentemente, parece ser impossível, se torna fácil de ser solucionada depois que Colombo quebra uma das extremidades do ovo para o colocar em pé.
Na última semana, o projeto também realizou uma palestra on-line com a historiadora do Design, Lindsey Cresto, que é professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e cofundadora do portal Teoria do Design. A transmissão completa, que contou com intérprete de Libras, pode ser acessada aqui.
O projeto é realizado com recursos de apoio e incentivo à cultura – Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Prefeitura Municipal de Curitiba, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Programação
– 22 de maio: abertura da exposição “Fanzine Ovo de Colombo” e do evento “Vai, zine!”, além do lançamento do catálogo digital.
– 04 de junho: oficina Fanzine Oldschool com Ricardo Carneiro, às 14 horas, nas dependências do curso de Design da UFPR.
Serviço | Exposição “Fanzine – Ovo de Colombo”
Data: 22 de maio a 20 de junho
Horários: de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30
Local: Sala Arte, Design & CIA no Hall do Prédio D. Pedro I da Reitoria da UFPR (Rua General Carneiro, 460)