Paratleta de São José dos Pinhais conquista ouro nos Jogos Paradesportivos do Paraná

Após sofrer um grave acidente que o deixou paraplégico, o paranaense transformou a dor em força para abrir caminhos no paradesporto. A trajetória de Anderson Tuchinski de Oliveira é daquelas que parecem escritas por um roteirista de cinema. Após sofrer um acidente durante um treino de bicicleta que o deixou paraplégico, ele encontrou na modalidade handbike, a qual representou São José dos Pinhais, uma nova oportunidade de continuar pedalando. Em abril, conquistou duas medalhas de ouro nos Jogos Paradesportivos do Paraná (PARAJAPS), realizados em Foz do Iguaçu.

Aos 51 anos, essa foi a primeira participação oficial de Anderson como paratleta. Além do seu esforço e determinação para superar desafios, a conquista foi possível também graças ao suporte da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), que ofereceu transporte, suporte técnico, medicamentos e demais despesas dos paratletas durante o evento.

Essa foi a primeira participação oficial de Anderson como paratleta e contou com apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de São José dos Pinhais

Divulgação: Arquivo pessoal

“O apoio da Prefeitura foi fundamental. A gente precisa desse olhar humano do poder público. Não é só sobre medalhas, é sobre abrir oportunidades”, afirma Anderson, que continua atuando para tornar o esporte mais acessível para pessoas com deficiência.

Uma história de superação

Natural da histórica cidade da Lapa, Anderson sempre teve o esporte como trilha paralela à vida profissional e religiosa. Ainda adolescente, destacou-se na corrida rústica, somando títulos e ultrapassando limites. Formado técnico químico, também é graduado em teologia, administração, gestão pública e ciências da computação. Serviu como pastor por oito anos em Goiás, estado em que foi campeão de ciclismo.

Também conquistou reconhecimento no triathlon. Ao longo dos anos, Anderson atuou nos bastidores da política, assessorando prefeitos, governadores e senadores, e auxiliou na criação de mais de 100 associações ligadas ao financiamento público-privado.

Em 2023, de volta ao Paraná, sua vida deu uma guinada inesperada. Durante um treino de bicicleta rumo ao Ironman, sofreu um acidente grave e teve uma lesão medular que o deixou paraplégico. Mas a superação veio com apoio de um amigo que lhe apresentou a handbike, equipamento adaptado para ciclismo.

Anderson representou São José dos Pinhais Jogos Paradesportivos do Paraná e conquistou duas medalhas de ouro na modalidade handbike

Divulgação: Arquivo pessoal

“Foi como recomeçar do zero, mas com a certeza de que ainda podia fazer a diferença”, relata Anderson.

Era o ponto de partida para uma nova jornada. Anderson conheceu o Instituto São-Joseense e passou a representar o município nos PARAJAPS, no qual se destacou logo em sua estreia, faturando dois ouros na categoria de Paraciclismo para deficientes físicos.

São José dos Pinhais incentiva o esporte

A conquista de Anderson simboliza o avanço do município no incentivo ao esporte inclusivo. São José dos Pinhais participa efetivamente dos Jogos Paradesportivos do Paraná desde 2023 e, em abril deste ano, foi representada em duas modalidades: Paraciclismo para deficientes físicos (DF) e visuais (DV) e Futsal Masculino para deficientes auditivos (DA).

Na segunda fase dos Jogos Paradesportivos do Paraná, promovidos pelo Governo do Estado, São José dos Pinhais irá competir nas modalidades de Paratletismo (DF, DV, DI e TEA – Transtorno do Espectro Autista) e Natação DV. Ao todo, a delegação participante deste ano, tanto da primeira quanto da segunda fase dos jogos, conta com 44 pessoas entre atletas, técnicos, assessores, staff e chefia de delegação.

Segundo a Divisão de Esportes de Rendimento da Semel, os treinamentos dos atletas ao longo do ano são por conta do próprio atleta, com eventual apoio técnico da secretaria. Em São José dos Pinhais, parte dos paratletas é contemplada com o Programa Bolsa Atleta, que oferece ajuda de custo mensal, que, em 2024, beneficiou 18 bolsistas do paradesporto.

São José dos Pinhais também comemorou o tricampeonato no Futsal Masculino de Surdos, e aguarda bons resultados nas provas de atletismo e natação que serão realizadas entre os dias 15 e 18 de maio.

Mais atividades gratuitas

A Secretaria de Esporte e Lazer (Semel) de São José dos Pinhais oferece uma série de atividades físicas gratuitas que visam a promoção da saúde e bem-estar da população. Aulas e treinos são realizados por todos os Centros e Núcleos de Esporte e Lazer espalhados pela cidade. Mais informações sobre as atividades oferecidas no município podem ser adquiridas pelo telefone (41) 3381-5938.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.