Norte pioneiro do Paraná lança marca coletiva territorial

Com o slogan “Da nossa terra para o mundo”, o norte pioneiro do Paraná acaba de lançar uma marca coletiva territorial. A apresentação foi realizada para um grupo de lideranças públicas e empresariais da região, na manhã desta quarta-feira (14), no escritório do Sebrae/PR, em Jacarezinho. O objetivo é contribuir com o aumento da percepção de valor e desejo por produtos e serviços regionais, desenvolver econômica e socialmente os municípios, gerando riqueza, retendo e atraindo talentos e melhorando a vida das pessoas.

A região é formada por 29 municípios e população aproximada de 380 mil habitantes. Entre os pontos fortes para a construção da marca estão a qualidade dos produtos diferenciados, o agronegócio inovador, a produção de orgânicos, os recursos e belezas naturais, a localização geográfica com características únicas de solo e clima, o potencial turístico a ser explorado – por meio do agroturismo, natureza e rota religiosa –, a segurança e tranquilidade, o povo acolhedor.

O evento contou com a palestra do jornalista e escritor Wilhan Santin, que apresentou um pouco da história da colonização e dos potenciais que a região possui e que estão conectados com os “tesouros” que as pessoas buscam hoje, como contato com a natureza, alimentação saudável, água em abundância, paz de espírito e gente boa. O norte pioneiro concentra três Indicações Geográficas (IG) – cafés especiais, goiaba e morango – e já é reconhecido pela produção de alimentos diferenciada, com foco na qualidade. É, ainda, cercado por natureza e cachoeiras, e tem um povo acolhedor.

Na foto, o consultor responsável pela criação da marca, Artur Vasconcelos, o gerente da Regional Norte do Sebrae/PR, Rubens Negrão, e o consultor do Sebrae/PR em Jacarezinho, Odemir Capello. Foto: Thomé Lopes.

Para a construção da marca territorial, foram realizadas 12 entrevistas individuais com lideranças, visitas às principais feiras de alimentos da região, Ficafé e Feira Sabores, e quatro rodas de conversas com mais de 50 participantes entre lideranças e representantes dos municípios na esfera pública e empresarial, entidades setoriais e universidades.

O consultor do Sebrae/PR, Odemir Capello, destaca que a marca faz parte da construção de um trabalho conduzido de maneira coletiva, ao longo dos últimos anos, com foco no desenvolvimento regional. Para ele, este é o primeiro passo para criar uma identidade para o norte pioneiro do Paraná. A segunda etapa será constituir uma governança para realizar a gestão e estabelecer um protocolo de produtos e serviços para o uso da marca.

“A princípio, não usaremos em produtos. A intenção é trabalhar institucionalmente, com o objetivo de trazer visibilidade, identidade e credibilidade para a região”, afirma.

Evento de apresentação da marca reuniu lideranças públicas e empresariais do norte pioneiro no Sebrae de Jacarezinho. Foto: Thomé Lopes.

O cafeicultor e diretor da Capricórnio Coffees, Luiz Roberto Saldanha, participa do projeto Cafés Especiais do Norte Pioneiro desde o início e estava como presidente da Associação dos Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Acenpp) quando foi protocolado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) o pedido de registro de IG dos grãos. Por isso, ele conta ter acompanhado de perto o crescimento e as oportunidades criadas no norte pioneiro de lá para cá.

“A marca nos traz um senso de pertencimento de valor intangível. É uma homenagem a todo o povo do norte pioneiro, que trabalha, luta e apresenta para o mundo uma região única, que vai ser cada vez mais visitada e reconhecida, e isso vai refletir no desenvolvimento local, das pessoas, e na melhoria da qualidade de vida”, analisa.

Jailton Aparecido de Paula, vice-coordenador do Comitê Territorial do Norte Pioneiro, lembra que a marca ajudará na criação de uma unidade para todo o trabalho que é feito na região focado no desenvolvimento. Há diversas frentes de atuação nos municípios, com projetos voltados para a produção de alimentos diferenciados, orgânicos, inovação, turismo e negócios, que agora poderão se beneficiar do uso de uma marca coletiva forte, que trará mais visibilidade, fortalecerá os negócios, e atrairá investimentos para o norte pioneiro.

“Para chegarmos até aqui, foi fundamental o trabalho coletivo, desenvolvido por vários atores, das iniciativas pública, privada e acadêmica. Isso faz o norte pioneiro ser forte. Nos unimos com um mesmo propósito”, observa.

O lançamento oficial da marca territorial do norte pioneiro do Paraná dá início a um novo ciclo de desenvolvimento regional e coloca o território em destaque no Paraná e no Brasil. O símbolo foi criado em formato de folhas e com um círculo central. Cada folha colorida representa os principais setores da região – cafés, frutos, laticínios, agronegócio, hortaliças, águas doces – e o círculo simboliza a prosperidade. O formato em V representa a expansão, que só é possível por meio da força e união de pessoas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.