UFPR promove palestras sobre literatura e cultura polonesas

O Centro de Estudos Poloneses e o Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná (UFPR) promovem, entre os dias 19 e 21 de maio, uma série de atividades voltadas à literatura e cultura polonesa. Com apoio do Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba e do Ministério das Relações Exteriores da Polônia, a programação inclui duas palestras abertas ao público e uma oficina voltada a falantes de polonês. A participação é gratuita e não exige inscrição prévia.

As atividades contam com a presença da professora Małgorzata Zduniak, da Universidade Adam Mickiewicz, em Poznan. A pesquisadora é especializada em literatura migrante, relações culturais polono-germânicas e ensino de polonês como língua estrangeira.

Literatura universal com raízes polonesas

Na segunda-feira, 19 de maio, às 18h30, no Anfiteatro 400 do Edifício D. Pedro I (Rua General Carneiro, 460) da UFPR, acontece a palestra “Em que consiste o fenômeno de Księgi Jakubowe (Os livros de Jacó), de Olga Tokarczuk”. O encontro apresenta a obra da vencedora do Prêmio Nobel de Literatura, destacando sua relevância tanto para a cultura polonesa quanto para o cenário literário global.

A palestra será transmitida ao vivo pelo canal da UFPR no YouTube: https://www.youtube.com/live/XuwyoGX8Vhk, com tradução consecutiva de Luiz Henrique Budant.

Na quarta-feira, 21 de maio, às 18h30, no Laboratório 2 (10º andar) do Edifício D. Pedro I, será realizada a palestra “Assentamentos dos Olendrzy na Polônia: herança cultural e literatura”, ministrada em polonês.  Desde a queda do comunismo na Polônia, vem crescendo significativamente o interesse pelas diferenças culturais de antigos habitantes de cidades e vilarejos poloneses. Depois dos anos de redescoberta da cultura dos judeus ou dos romani poloneses, chegou a hora de relembrar os migrantes dos antigos Países Baixos. A palestra será dedicada, entre outros, aos seguintes temas: quem foram os Olendrzy, por que vieram para as terras polonesas e como influenciaram a paisagem da Polônia de hoje.

No mesmo dia, das 14h às 18h, ocorre uma oficina literária (em polonês) dedicada à leitura e discussão da obra Os livros de Jacó, de Olga Tokarczuk. A atividade, voltada exclusivamente a falantes de polonês, será realizada no mesmo espaço da palestra, o Laboratório 2, no 10º andar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.