Universidade aguarda definições a partir de Minuta de Resolução para implementar efeitos financeiros em folha
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é favorável à implantação da aceleração na progressão na carreira dos servidores técnico-administrativos em educação. A iniciativa é decorrente da MP nº 1.286/2024, que traz alterações nas carreiras públicas no âmbito do Poder Executivo Federal.
A progressão acelerada compreende o avanço de níveis de desenvolvimento funcional dos servidores e resultará em efeitos financeiros. “A expectativa é que os efeitos possam ser implementados nas folhas de pagamento a partir de junho”, declara a Pró-Reitora de Gestão de Pessoas da UFPR, Dulcileia Gonçalves.
No momento, a operacionalização da aceleração vem sendo debatida pelo Fórum Nacional de Pró-Reitores de Gestão de Pessoas (Forgepe), em articulação com o Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), a partir da leitura de Minuta de Resolução.
Além da UFPR, outras trinta instituições federais de ensino superior (IFES) também manifestaram sua adesão à medida. A iniciativa representa um avanço importante na valorização da carreira dos técnico-administrativos em educação.
Com informações da Progepe