Aplicativo de serviços acadêmicos da UFPR resulta de trabalho que alia ensino, técnica e pesquisa

Ferramenta desenvolvida por equipe de técnicos, pesquisadores e estudantes da instituição está com versão beta em discussão na plataforma Participa UFPR, pela qual novos recursos podem ser sugeridos

Disponível na internet em versão para testes, o Sou UFPR, aplicativo de serviços essenciais para a comunidade acadêmica da Universidade Federal do Paraná (UFPR), surgiu de uma colaboração entre técnicos e pesquisadores que também criou oportunidade para estudantes de Informática.

O projeto é iniciativa da Assessoria de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação (Agtic), vinculada à Pró-Reitoria de Planejamento e Dados (Proplad), e do grupo de pesquisa Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL), do Departamento de Informática da UFPR.

O app concentra informações para quem vive o cotidiano da universidade, tais como o cardápio dos Restaurantes Universitários (RUs), horários de ônibus intercampi, endereços úteis e acesso à carteirinha digital. A ferramenta está em fase de recebimento de sugestões na recém-lançada plataforma Participa UFPR, de discussões institucionais, desde o dia 24.

A ideia é que, da discussão, saiam funcionalidades que serão agregadas ao aplicativo, fundamentadas nas necessidades dos usuários.

“Essa troca e participação ativa da comunidade fortalece ainda mais o caráter colaborativo do aplicativo, alinhado às necessidades reais da instituição”, avalia Jaison Pisa Rezine, técnico analista de TI da Agtic e líder do projeto Sou UFPR.

A iniciativa vai ao encontro da disseminação do uso da tecnologia para aproximar comunidades acadêmicas, mas a equipe destaca diferenciais que estão ligados ao fato de ter sido produzido internamente: viabiliza independência tecnológica para a instituição e cria oportunidade de aprendizado prático para estudantes.

Formação

O grupo reúne nove bolsistas de graduação e de pós-graduação no departamento, além de dez técnicos da Agtic. “Tem sido uma experiência muito desafiadora e enriquecedora. Estou aplicando muito do que aprendi na faculdade e desenvolvendo habilidades de gestão de pessoas e projetos”, diz João Vitor Ramos, estudante do 7º período e responsável por coordenar a equipe de bolsistas do C3SL.

Com pontos de vista diversos atuando no desenvolvimento do aplicativo, a expectativa é de que as necessidades dos futuros usuários fiquem em primeiro plano.

“Isso garante que as funcionalidades do app tenham sentido na prática, pois quem está construindo também vivencia a rotina universitária”, pontua Eduardo Todt, professor pesquisador no Departamento de Informática e coordenador do projeto pelo C3SL.

A intenção se repete na metodologia escolhida para o desenho do aplicativo, o Design Socialmente Consciente (SAwD), que considera condições sociais e técnicas para levantar necessidades.

“Esse é um modelo que promove a participação ativa dos usuários no desenvolvimento do projeto. O objetivo é criar uma ferramenta acessível, inclusiva e útil para toda a comunidade”, conta o designer responsável pelo projeto, Jonas Lupus, mestrando no Programa de Pós-Graduação em Informática da UFPR.

Acesso

Para acessar a versão de testes do Sou UFPR, é preciso usar um navegador e entrar no site https://sou.ufpr.br/. Pode-se usar login e senha institucionais ou realizar o acesso sem cadastro.

Atualmente estão disponíveis no menu informações sobre os cardápios dos RUs, endereços dos campi, horários dos ônibus Intercampi em Curitiba e carteirinha digital para estudantes.

(Com informações do C3SL)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.