Dois mortos e um ferido em festa de igreja: policial de folga interveio em confusão após idoso atirar contra o próprio cunhado, no Paraná

Confusão aconteceu no domingo (4). Segundo a PM, Jacir Salvador, de 71 anos, matou o cunhado, João Irineu Chimanski, de 69 anos, acertou outro homem e foi baleado por um policial que estava almoçando no local. Jacir Salvador (à esq.) atirou em João Irineu Chimanski (à dir.) em uma festa de igreja e foi alvejado por um policial

Reprodução/Redes Sociais – Eduardo Andrade/RPC

A confusão que terminou com dois mortos e um ferido na festa de uma igreja de Guarapuava, na região central do Paraná, contou com a intervenção de um policial militar que estava de folga.

O profissional estava à paisana, almoçando no local, quando Jacir Salvador, de 71 anos, invadiu o salão de festas e atirou contra o próprio cunhado, João Irineu Chimanski, de 69 anos.

O policial abordou o idoso e, após Jacir se negar a se render, foi alvejado por ele. As informações constam no boletim da ocorrência (B.O.), documento ao qual o g1 e a RPC, afiliada da TV Globo no Paraná, tiveram acesso.

? Siga o canal do g1 PR no WhatsApp

? Siga o canal do g1 PR no Telegram

“Ao sair do local, Jacir foi abordado pelo policial, que se encontrava almoçando no local. Ele se identificou como PM, deu voz de abordagem e ordenou que Jacir colocasse as mãos sobre a cabeça – ordem que não foi respeitada. Nesse momento, Jacir sacou um revólver e apontou em direção ao policial e aos demais populares presentes na festa da igreja. Diante da ameaça, foi necessária a utilização de força letal, e o policial desferiu disparos até cessar a agressão, salvaguardando sua vida e a dos demais presentes”, diz o B.O.

O caso aconteceu por volta do meio-dia de domingo (4), no salão de festas da Capela Santa Rita de Cássia. O espaço fica na localidade conhecida como Lagoa Rica, no distrito rural de Guairacá.

O boletim também afirma que, enquanto ainda estava no local, a Polícia Militar (PM) foi informada que um homem de 48 anos foi atingido por um tiro.

Ele foi socorrido por pessoas que estavam no local e levado ao hospital. Ao g1, a PM afirmou que o autor do disparo que atingiu o homem também foi Jacir Salvador.

Caso aconteceu no salão de festas da igreja, onde cápsulas ainda eram encontradas nesta segunda (5)

Eduardo Andrade/RPC

Logo após a confusão cessar, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado. A equipe médica constatou que João Irineu morreu no local e chegou a socorrer Jacir com vida, mas o idoso sofreu uma parada cardiorrespiratória na ambulância e não resistiu aos ferimentos.

A Polícia Civil está investigando o caso.

Questionada sobre o que levou Jacir a atacar o cunhado, a corporação disse apenas que “a equipe policial realiza diligências para esclarecer a dinâmica dos fatos e a motivação para o ocorrido”.

LEIA TAMBÉM:

Jogador de futebol preso após jogo no Paraná: Entenda o que é o ‘protocolo antirracismo’ executado pelo árbitro

Mais de 100 envolvidos no grupo: Quem é chefe de grupo de extermínio suspeito de acompanhar execuções por vídeos de dentro da cadeia no PR: ‘Tô deitado planejando matar três’

Veja detalhes do caso: Júri de réu por matar a ex-namorada, que foi filmado arrastando corpo dela em terreno no Paraná, é adiado

Idoso mata cunhado em festa de igreja em Guarapuava

Armas

Depois do tiroteio na festa da igreja, policiais militares receberam informações de que tanto Jacir, quanto João tinham armas de fogo em casa.

Equipes foram até as residências deles ainda na tarde de domingo (4) e afirmam que na de João encontraram sete munições intactas de revólver calibre 32 e um coldre e, na de Jacir apreenderam 11 munições de espingarda calibre 32.

Sepultamentos

Jacir Salvador foi velado na Capela Mortuária Pax Cristo Rei de Guarapuava e sepultado na tarde de segunda-feira (5) no Cemitério Municipal Jardim da Paz.

João Irineu Chimanski foi velado na Capela de Invernadinha, na região de Guairacá. O sepultamento do idoso de 69 anos morto pelo cunhado ocorreu na manhã desta terça-feira (6), no Cemitério Saltinho.

Vídeos mais assistidos do g1 PR:

Veja mais notícias da região em g1 Campos Gerais e Sul

Adicionar aos favoritos o Link permanente.