Pôster que reúne conceitos sobre o amor rende segundo lugar a grupo do curso de Estatística e Ciência de Dados na etapa Brasil da Competição Internacional de Pôsteres Estatísticos. Conquista marca bacharelado criado em 2024
Por trás de cada pôster da Competição Internacional de Pôsteres Estatísticos, do International Statistical Literacy Project (ISLP), está o trabalho árduo de contar, por meio de números e de forma visual, um fenômeno do nosso cotidiano. Mirando no critério de criatividade, a equipe do curso de Estatística e Ciência de Dados da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que disputou neste mês a categoria Graduação da etapa brasileira, apostou em um pôster que traz os diferentes conceitos sobre o amor segundo uma pesquisa da área de Psicologia.
“A temática da definição do amor nos caiu como uma luva. É um tema atemporal”, conta o professor Anderson Aras, do Departamento de Estatística da UFPR, que coordenou o trabalho do grupo.
O trabalho, que usa formatos de visualização de dados variados, como gráfico de barras, diagrama de cordas e nuvem de palavras, ficou em segundo lugar na etapa nacional da competição, que teve os resultados divulgados no dia 7. A disputa é organizada no Brasil pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Escola Nacional de Ciência Estatísticas (Ence) e Universidade Federal do Rio Grande (Furg).
Por ter ficado entre os vencedores da etapa nacional, a equipe terá o trabalho exposto no 65º Congresso Mundial de Estatística, do International Statistical Institute (ISI), em outubro, na Holanda. Também continua na etapa internacional, na qual concorrem os campeões nacionais. O grupo conta com equipes de outros seis países — Finlândia, Bulgária, Austrália, Sri Lanka, Canadá e Itália — e dele saem os vencedores gerais da competição.
Desafios
A equipe da UFPR é formada por quatro alunos do primeiro ano de Estatística e Ciência de Dados: João Victor Gonçalves, Leonardo Sakai, Vitor Pignatari e Ana Beatriz da Silva Marques. O grupo desenvolve projetos na área no Laboratório de Estatística e Geoinformação (Leg), coordenado por Aras.
As exigências da competição fizeram com que o grupo avançasse no conteúdo do curso, aprendendo na prática sobre estatística avançada e visualização de dados. Essa última disciplina trata do processo de transmitir dados estatísticos por meio de elementos visuais, tais como diagramas, gráficos ou mapas.
Bacharelado
Ofertado desde 2024, em Curitiba, o bacharelado em Estatística e Ciência de Dados foi criado por uma reformulação do projeto pedagógico do curso de Estatística. Nesse processo, a graduação agregou conhecimentos afins da ciência de dados, como computação, programação, mineração e visualização de dados.
Trata-se do primeiro bacharelado do tipo em universidades federais. Os primeiros egressos do novo currículo devem se formar no segundo semestre deste ano.
Aras diz que a experiência tem inspirado outras instituições federais e foi importante para criar uma equipe preparada para a competição de pôsteres.
“Participar da competição proporcionou engajamento entre estudantes e professores do departamento. Ademais, complementou os conhecimentos adquiridos na disciplina de Visualização de Dados Aplicada, recentemente inserida como obrigatória na atualização no bacharelado. O bom desempenho na competição é um indicativo de que a modernização curricular está no caminho certo”.
Alunos da equipe contam ter se interessado no curso pela aplicação prática do conhecimento matemático, com demanda internacional.
“Escolhi este curso por ser uma área de aplicação versátil e sem nicho industrial”, explica João Victor. “O curso me proporcionou uma maneira de estudar uma área da matemática com inúmeras aplicações práticas, abrindo um leque das mais variadas opções de carreira”, diz Leonardo Sakai.
A graduação também atrai profissionais da área de dados que querem acelerar e consolidar a formação. É o caso de Vitor Pignatari.
“Já estava no ramo de dados e tinha interesse de aprofundar o meu conhecimento para além do que já sabia e do que estava aprendendo. A estatística foi minha primeira e mais certeira escolha. Oportuniza análises mais detalhadas e informativas e possibilita a predição a partir de dados”.
Sobre a competição
Realizada a cada dois anos, a Competição Internacional de Pôsteres Estatísticos recebe inscrições de equipes de estudantes e professores da educação básica e do ensino superior. As categorias são: anos iniciais, anos finais, ensino médio e graduação.
A disputa faz parte da ISLP Poster Competition, do ISLP, que é um projeto de incentivo ao letramento estatístico mantido pela International Association for Statistical Education (IASE) em parceria com o Internacional Statistical Institute (ISI), sediado na Holanda.
Foto de destaque: Da esq. para a dir.: João Victor Gonçalves, Leonardo Sakai, Vitor Pignatari e Ana Beatriz da Silva Marques, estudantes de Estatística e Ciência de Dados; e o professor Anderson Ara, do Departamento de Estatística. Crédito: Paulo Justiniano Ribeiro Junior/LEG UFPR
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