Com o compromisso de fortalecimento institucional, melhorias na infraestrutura, promoção do diálogo e da integração, as professoras Adelaide Hercília Pescatori Silva e Clarice Bastarz assumiram a direção do Setor de Ciências Humanas da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A solenidade de posse foi realizada no dia 16 de abril, às 17h, no Edifício Dom Pedro I.


A cerimônia foi conduzida pela vice-reitora, Camila Fachin, que destacou sua satisfação em ver duas mulheres assumindo o cargo. Durante seu discurso, Camila também destacou algumas das dificuldades que a universidade possui, como questões de infraestrutura e a evasão estudantil. “Os desafios são enormes, mas nós acreditamos que a união com as direções de setores juntamente com a reitoria da universidade trará soluções pensando coletivamente.”

A chapa 2, intitulada “Diálogo para um Novo Futuro”, foi eleita no dia 19 de março com 681 votos – sendo 104 de docentes e técnicos e 577 de discentes. A candidatura foi encabeçada pela professora Adelaide, com Clarice como vice.
Durante seu discurso de posse, Adelaide ressaltou que o Setor de Ciências Humanas precisa se tornar mais acolhedor “seja melhorando os espaços de convivência já existentes, seja criando novos, nesse sentido faz parte do nosso plano de gestão estreitar parcerias com o sistema de bibliotecas”. Ela ainda afirmou a necessidade do setor estar atento às transformações do presente a fim de projetar o futuro: “A construção do setor que almejamos deve ser um ato coletivo, com a participação ativa de todos os nossos 11 departamentos, só assim conseguiremos promover mudanças efetivas”.
A professora Clarice citou ser dever do educador promover o conhecimento e cultivar a empatia “Estamos vivendo tempos em que as esferas política, social e ambiental estão em constante conflito, as ciências humanas perigosamente são alvos de questionamento sobre sua relevância e importância”. Ela também reafirmou seu compromisso com a busca pela verdade e pela construção de um ambiente acadêmico que provoque um debate aberto, honesto, respeitoso e produtivo. “Devemos resistir a tentação de simplificar as questões complexas e buscar sempre a profundidade que nosso campo de estudo deseja.”
Sobre as novas diretoras
Adelaide Hercília Pescatori Silva é doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas e atualmente é professora titular no Departamento de Literatura e Linguística da UFPR. Ela também é editora associada da Gradus – Revista Brasileira de Fonologia de Laboratório e atua como pesquisadora nas áreas de fonética e fonologia.
Clarice Bastarz é professora adjunta no Departamento de Turismo da UFPR. Doutora em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ela possui bacharelado em Turismo e Mestrado em Engenharia Florestal, ambos pela UFPR.


O Setor de Ciências Humanas
O Setor de Ciências Humanas é um dos mais antigos da UFPR. A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Paraná foi fundada em 26 de fevereiro de 1938, inicialmente organizada em três departamentos: Ciências, Filosofia e Letras. Em 1946, a Faculdade foi incorporada à Universidade do Paraná e, em 1950, foi federalizada, passando a se chamar Universidade Federal do Paraná (UFPR) e incluindo novas faculdades, como Ciências Econômicas.
Nos anos seguintes, a UFPR passou por diversas reformas. Nos anos 70, por exigência do Ministério da Educação, a estrutura foi alterada, reunindo os departamentos em Setores, o que resultou na criação do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes (SCHLA). Em dezembro de 2012, o SCHLA foi desmembrado pelo Conselho Universitário (Coun), originando o Setor de Artes, Comunicação e Design (Sacod). Nesse processo, foi escolhido um novo nome para o setor, que passou a se chamar Setor de Ciências Humanas (SCH). O SCH tem, hoje, 11 departamentos, sete cursos de graduação e 12 de pós-graduação.
Por Flavia Keretch sob orientação de Mário Messagi Jr. – Gabinete da Reitoria