A erva-mate, tão presente na cultura do sul do Brasil, com o chimarrão e o ciclo econômico que marcou a história da região, agora chega também ao público em forma de podcasts. A série “Erva-Mate”, produzida pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), chegou ao Spotify e traz doze episódios repletos de histórias, saberes e reflexões em torno dessa planta símbolo do Paraná.
Com novos episódios lançados às terças e quintas-feiras, o podcast é coordenado pela professora Rozi Gaspar, dentro do Programa de Extensão Agroecologia e Movimento. As entrevistas foram conduzidas pela estudante bolsista Janayna Rodrigues, que percorre o universo da erva-mate ouvindo quem vive, pesquisa, cultiva e transforma essa planta. Entre os temas, estão os saberes indígenas Guarani e Kaingang; o cinema como denúncia da exploração predatória da erva-mate; a pesquisa acadêmica; os usos agroflorestais e o empreendedorismo sustentável.
“A proposta é dar luz à importância dessa planta para o estado do Paraná, para a história da UFPR — que nasceu como Universidade do Mate — e para o mundo”, explica a professora Rozi. A série valoriza áreas nativas, práticas de cultivo sustentáveis e a conservação da biodiversidade através de um olhar plural e afetivo. “Queremos destacar a relevância de ter áreas nativas que ainda têm essa planta como banco de germoplasma, de se cultivar essa espécie, tanto em sistemas agroflorestais como em monocultivo”, explica ela. A ideia é dar continuidade com essa série, trazendo mais pessoas que têm conhecimentos ancestrais, científicos e empreendedores com a cultura da erva-mate.
Confira os participantes da série Erva-mate
Ep. 01 – Márcia Guarani
Ep. 02 – Márcia Paraíso
Ep. 03 – Márcio Kaingang
Ep. 04 – Ariana Maia (Parte 1)
Ep. 05 – Thais Diniz
Ep. 06 – Ives Goulart
Ep. 07 – Rafael Grochosky
Ep. 08 – Cristiane Helm
Ep. 09 – Sawinski
Ep. 10 – Carla Saueressig
Ep. 11 – Carla Mikolalewski
Ep. 12 – Ariana Maia (Parte 2)
Confira abaixo o link:
Além do Spotify, os episódios estão disponíveis no canal oficial no YouTube:
youtube.com/@agroecologiaemovimentoufpr
Para mais informações, acompanhe o Instagram: