Projeto do Departamento de Nutrição quer avaliar aplicativo para estimativa da ingestão de nutrientes
Pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Exposição Alimentar (Gupea) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) estão selecionando participantes entre os residentes de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, para um estudo que compara métodos de análise do consumo alimentar da população.
Encomendada pelo Instituto Bill e Melinda Gates, a pesquisa quer avaliar o desempenho de aplicativos de celular que afirmam fazer estimativas da ingestão de energia e nutrientes.
Com isso, a pesquisa pretende ajudar a definir métodos mais simples de coleta de informações sobre hábitos alimentares de populações, o que pode facilitar nos levantamentos de saúde nutricional.
Como participar
A pesquisa tem base em entrevistas presenciais nas quais os participantes respondem a um recordatório de 24 horas, ou seja, relatam os alimentos que foram consumidos no dia anterior. No dia agendado, os entrevistados também recebem orientações sobre processamento e substituição de alimentos.
Para participar, além de morar em Piraquara, é preciso ter 18 anos de idade ou mais. Interessados devem preencher o formulário da pesquisa, disponível on-line.
O estudo tem a parceria da Prefeitura Municipal de Piraquara, que contará com os dados para as suas políticas públicas de saúde, e da Intake Organization, dos Estados Unidos.
Para mais informações, acompanhe o perfil da pesquisa no Instagram