UFPR coorganiza Campanha Nacional de Convivência Escolar do MEC; veja guias orientativos

Campanha nacional busca mobilizar escolas contra bullying e violência e é baseada em iniciativa realizada pelo Programa Diga, do Setor de Educação da UFPR, desde 2019

Tratando de perspectivas e ferramentas para a boa convivência escolar, a Campanha Nacional da Convivência Escolar, do Ministério da Educação (MEC), será lançada nesta segunda-feira (7), em Brasília, em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e envolvendo governos e entidades de educação.

A campanha estimula escolas a se organizarem internamente e nas redes sociais, ao longo do mês de abril, em ações que promovam um ambiente seguro, acolhedor e respeitoso. A época é uma alusão ao Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola, instituído para a data de 7 de abril por lei federal, em 2016.

Além da programação na sede do MEC, a semana disponibiliza materiais de apoio, com guias para gestores e professores da educação infantil, dos anos iniciais e anos finais do ensino fundamental, e do ensino médio. Os guias sugerem ações no âmbito da campanha, mas também auxiliam outros interessados no tema.

Programa Diga

A iniciativa do MEC, desenvolvida no âmbito do Programa Escola que Protege, se baseia no Seminário da Convivência, criado em 2019 pelo Programa Diga, do Setor de Educação da UFPR. O Diga desenvolve questões de relacionamento e convivência em 60 escolas municipais e estaduais do Paraná, apresentando ferramentas pedagógicas para formar líderes comunitários, pais e professores.

De acordo com Josafá Moreira Cunha, professor do Setor de Educação da UFPR e coordenador do Laboratório Interagir e do Programa Diga, a campanha representa uma política pública que visa ajudar os governos a organizar protocolos para o enfrentamento da violência em ambiente escolar.

Segundo dado da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, disponibilizado pela Agência Brasil, somente neste ano já foram registradas nas escolas do país mais de 3 mil denúncias de negligência, tortura psíquica, constrangimento, maus tratos, ameaça ou coação, agressão física ou bullying.

A Campanha Nacional da Convivência Escolar é promovida pelo MEC e pela UFPR, com apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.