A Câmara Municipal de Arapongas aprovou por unanimidade Projeto de Lei que insere no calendário oficial do município a Semana de Atenção ao Idoso, que deverá ser comemorada na semana de 1º de outubro, que coincide com a celebração do Dia Internacional do Idoso – instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa.
De acordo com o vereador Levi do Handebol, autor da proposta, a mensagem do dia do idoso é passar mais carinho aos idosos, muitas vezes esquecidos pela sociedade e pela família. Segundo afirma, muitos não têm acesso nem mesmo aos recursos básicos necessários para uma vida com sentido e dignidade. Muitos outros enfrentam múltiplas barreiras que impedem sua plena participação na sociedade. A melhor idade pode oferecer a chance de buscar novas atividades, como educação adicional, uma nova carreira ou perseguir um objetivo há muito negligenciado. As pessoas mais experientes também contribuem de muitas maneiras para suas famílias e comunidades, no entanto, a extensão dessas oportunidades e contribuições depende muito de um fator: saúde, disse Levi.
Ainda de acordo com o vereador, para promover o envelhecimento saudável e melhorar a vida dos idosos e suas famílias e comunidades, mudanças fundamentais são necessárias não apenas nas ações que tomamos, mas em como pensamos sobre a idade e o envelhecimento. Na Semana de Atenção ao Idoso podem ocorrer diversas iniciativas para a população idosa, tais como: palestras, sessões de atividade física e workshops de artes manuais, entre outros. A presente proposição tem o intuito de promover essas iniciativas no município, e diversas mais, sejam realizadas ao longo de uma semana, alcançando significativo número de idosos, finalizou Levi.