
No ano de 2016, a Universidade Federal do Paraná instituiu o primeiro Plano de Logística Sustentável (PLS), de modo a incentivar um processo de diálogo e institucionalização a respeito da temática da sustentabilidade.
O desenvolvimento sustentável institucional objetiva, deste modo, planejar ações que permitam diagnósticos, levantamentos, discussões e divulgações de forma ampla e coletiva, junto à comunidade interna e externa da Universidade. Para tanto, o investimento em políticas sustentáveis torna-se prioridade para o debate envolvendo questões, como: planejamento de ocupação de espaços, racionalização do uso de materiais de consumo, uso consciente dos recursos energéticos e hídricos, gerenciamento de resíduos e efluentes, e compras contratações públicas sustentáveis, entre outras.
A articulação entre propostas que envolvam atividades de ensino, pesquisa e extensão à sustentabilidade torna-se prioridade para transformar não apenas a Universidade, mas sua relação com a sociedade, por meio de práticas e atividades que potencializem a temática.
A adesão ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), criado em 2005, também objetiva fortalecer este cenário de uma rede colaborativa, integrada e voluntária, trabalhando para pensar a sustentabilidade de forma comprometida e no longo prazo.

Em 2019, a UFPR realizou uma consulta junto à comunidade acadêmica, com o objetivo de desenvolver uma política de sustentabilidade. Em 2022, o Conselho Universitário aprovou a Política de Sustentabilidade da UFPR (Resolução Nº 08/22- COUN), que contempla princípios e diretrizes para implantar, regulamentar e consolidar ações institucionais, nos segmentos da gestão de ensino, pesquisa e extensão, também em acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (DPI).
Em 2023, houve a formação da Comissão de Sustentabilidade por meio da parceria entre representantes institucionais, a citar o Gabinete da Reitoria e a Pró-reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças (PROPLAN). Os objetivos são focados, portanto, na realização de um diagnóstico institucional de forma ampla, para que seja possível compreender o que a Universidade vem fazendo, e como seguir com os próximos passos na construção deste planejamento.
O compromisso institucional também abarca o acompanhamento dos rankings que contemplam a temática da sustentabilidade como pilar para a valorização de suas ações, e o incentivo para promoção destas informações. Para o Reitor da UFPR, Professor Ricardo Marcelo Fonseca, o comprometimento em promover o desenvolvimento sustentável, assim como o apoio ao Pacto Global das Nações Unidas e seus princípios que envolvem direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção, são primordiais para valorizar e incentivar o diálogo sobre a temática.
No mesmo sentido, o Pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças e presidente da Comissão de Sustentabilidade da UFPR, Professor Fernando Marinho Mezzadri, destaca: “Considero a criação da Comissão de Sustentabilidade fundamental para que possamos articular as propostas aprovadas pelo PDI com as ações desenvolvidas pelas diversas unidades da UFPR. A Universidade deve ser um exemplo para o desenvolvimento da sociedade, por isso avançar neste tema se tornou ainda mais de relevante no momento histórico que estamos passando.”
Entre as diretrizes que formam a Política de Sustentabilidade da UFPR – Universidade Federal do Paraná são destaques: atender aos aspectos legais vigentes; criar e implementar estruturas de governança para a Gestão da Sustentabilidade na UFPR; adquirir bens e contratar serviços pautados em critérios de sustentabilidade; priorizar nas atividades de gestão, ensino, pesquisa e extensão ações que atendam os princípios e objetivos dessa política; incentivar nas atividades de gestão, ensino, pesquisa e extensão, atitudes que atendam os princípios e objetivos dessa política; e estruturar, implementar e revisar periodicamente o Plano de Logística Sustentável em consonância com os princípios e objetivos estabelecidos nesse instrumento.
Como instrumentos para o acompanhamento das ações propostas, são citados: relatórios da Política de Logística Sustentável; e plano de Gestão de Sustentabilidade.
Neste sentido, a UFPR propõe o envolvimento da comunidade interna e externa à Universidade, por meio de ações diversas que integram os princípios do Pacto Global e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

No contexto abordado, foi ainda desenvolvido um relatório institucional, Comunicação de Engajamento para o Pacto Global, que destaca algumas das atividades que foram e estão sendo realizadas pela UFPR, voltadas aos princípios da sustentabilidade. O documento traz um recorte sobre a relação de sua política de sustentabilidade com o Pacto Global, ações concretizadas do Plano de Logística Sustentável (PLS); as iniciativas desenvolvidas durante o período analisado; e encerra-se pelos desafios futuros e considerações finais.
Para a Professora Bárbara Galleli, do Departamento de Administração da UFPR, e membro da Comissão de Sustentabilidade, este movimento institucional que envolve a gestão, a comunidade acadêmica e a sociedade é um passo relevante para o desenvolvimento de ações que contemplem a temática prioritária e participativa.
A partir destas abordagens, a Universidade firma seu compromisso enquanto instituição pública de educação, junto às suas instâncias, parceiros e sociedade, para dar continuidade a este trabalho considerado essencial ao processo de reconhecimento, valorização, implementação e divulgação de informações que incentivem o debate social.
O post UFPR destaca ações com foco no desenvolvimento sustentável apareceu primeiro em Universidade Federal do Paraná.