UFPR comemora 112 anos com cerimônia e posse de nova gestão 

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemorou, nesta quinta-feira (19), 112 anos de sua fundação, ocorrida em 1912. A tradicional festa de aniversário da instituição foi realizada, como de costume, em uma sessão pública e solene do Conselho Universitário (Coun), no Teatro da Reitoria. 

O recém-empossado reitor Marcos Sunye, que recebeu o cargo no dia 13, conduziu a sessão do Coun na qual foram apresentadas a nova estrutura organizacional da UFPR, aprovada no Conselho de Planejamento e Administração (Coplad) na última terça-feira (17), e a equipe que assume a gestão 2024-2028. 

Reforma administrativa 

A organização administrativa homologada foi resultado de um estudo coletivo realizado no processo de transição entre as gestões, a partir do diagnóstico, da discussão e do planejamento junto às unidades da Administração Central e dos Setores de Ensino. 

“Áreas foram agrupadas ou reorganizadas e outras novas foram criadas. Essas mudanças são resultado de cerca de três meses intensos de diagnósticos, discussões e planejamentos. Foram dezenas de reuniões abertas, a comunidade foi ouvida, e, sobretudo, os servidores das unidades que estavam sendo planejadas. Disso resultou essa nova arquitetura, com a ampliação de sete para nove pró-reitorias, por exemplo”, afirmou Sunye. A nova configuração institucional da UFPR foi fixada no Regimento da Reitoria.

Na sessão, os membros da nova gestão assinaram seus respectivos termos de posse e a professora Megg Rayara, responsável pela recém-criada Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Equidade (Proafe), falou em nome de todos os empossados, enfatizando a importância da representatividade da comunidade universitária nos cargos de gestão. 

“Pela primeira vez na história da UFPR, temos maioria feminina à frente das pró-reitorias. Das noves pró-reitorias, cinco são ocupadas por mulheres, sendo uma delas ocupada por mim, uma travesti negra e de origem pobre. Dos cargos de pró-reitores e coordenadores, 59 ao todo, 35 são ocupados por técnicos administrativos e 24 por docentes, sendo a maioria do gênero feminino. O enfrentamento aos preconceitos exige o desenvolvimento de ações cotidianas para transformar a cultura universitária através da elaboração e implementação de políticas de promoção da equidade e da defesa dos direitos humanos, incentivando e desenvolvendo programas que fomentem, de fato, o ensino, a pesquisa e a extensão”, afirmou. 

Camila Fachin, que, na cerimônia, assumiu a superintendência do Complexo Hospital de Clínicas (CHC) da UPFR, deve ser empossada no cargo de vice-reitora da instituição em 8 de março de 2025. Ela destacou os projetos de instalação de um hospital pediátrico e de um centro de educação infantil no CHC, nomeados HCzinho e CEUC.  

“Nossa gestão inicia reconhecendo e agindo com urgência para melhorar a atenção e o cuidado com o que nós temos de melhor: as pessoas. Quando falamos do nosso Hospital Universitário, estamos falando de pessoas e de suas vidas. Cada medida que implementamos não é apenas para melhorar processos ou alcançar metas, mas para reafirmar que a saúde pública, digna, de excelência e acessível é, e sempre será, um direito de todos e o nosso compromisso”. 

A cerimônia ainda marcou as primeiras portarias assinadas pela gestão. Os documentos instalam o Fórum Consultivo das Entidades Estudantis; a Comissão de Elaboração da Política de Combate ao Assédio e outras formas de Violência; e a Comissão de Desburocratização. 

“As pessoas que estão aqui têm a missão de representar todas as outras e temos que lembrar que não deve haver personalismo na execução das funções e sim capacidade, diagnóstico, planejamento constante e discussões rápidas. Precisamos, especialmente hoje, lembrar-nos dos princípios que a comunidade acadêmica concordou e que nos trouxeram até aqui: uma universidade mais simples, mais acolhedora, mais inovadora, mais inteligente, mais democrática, mais engajada e mais coletiva”, disse Sunye no discurso de encerramento da sessão. 

Confira a lista de Pró- Reitorias e órgãos específicos que compõem a administração central da universidade e seus respectivos gestores: 

Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (Prograp): Andrea do Rocio Caldas 

Pró-Reitoria de Pós-Graduação (ProPG): Edneia Amancio de Souza Ramos Cavalieri 

Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI): Ciro Oliveira Ribeiro 

Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec): Andrea Berriel Mercadante 

Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe): Dulcileia Gonçalves 

Pró-Reitoria de Pertencimento e Políticas de Permanência Estudantil (P4E): André Vinícius Martinez Gonçalves 

Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe): Megg Rayara Gomes de Oliveira 

Pró-Reitoria de Orçamento e Administração (Proad): Saulo Lima Filho 

Pró-Reitoria de Planejamento e Dados (Proplad): Luis Carlos Erpen de Bona 

Superintendência de Educação à Distância e Inovações Pedagógicas (SEaDIP): Glauco Gomes de Menezes 

Superintendência de Comunicação (Sucom): Kelly Cristina de Souza Prudencio 

Superintendência de Parcerias e Relações Institucionais (Supri): Carla Franciele Marcondes 

Superintendência de Logística (Sulog): Denise Regina Zanatta Costa 

Superintendência do Complexo Hospital de Clínicas da UFPR: Camila Girardi Fachin 

Escritório de Relações Internacionais (ERI): Alda Maris Peres 

Diretoria de Desenvolvimento do Interior (DDI): Carlos Eduardo Zacarkim 

Secretaria dos Órgãos Colegiados (SOC): Eduardo Sales de Oliveira Barra 

Gabinete da Reitoria: Mário Messagi Júnior 

Gabinete da Vice-Reitoria: Gabriela Bica 

The post UFPR comemora 112 anos com cerimônia e posse de nova gestão  first appeared on Universidade Federal do Paraná.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.