
Projeto de pesquisa em nível de iniciação científica desenvolvido no Laboratório de Óptica de Raios X e Instrumentação investigou o comportamento de sistemas poliméricos usados na composição de medicamentos
Um trabalho científico sobre sistemas de copolímeros usados para melhorar a fórmula de medicamentos rendeu ao estudante do curso de física da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Rodrigo Rhinow, o prêmio de melhor pôster de nanomateriais para aplicação médica e nanotoxicologia no XXII B-MRS Meeting, congresso organizado pela Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat). A entrega da premiação ocorreu no último dia 3, em Santos (SP).
No pôster, Rhinow relata sua pesquisa sobre a estrutura de copolímeros do tipo poloxamer, que são usados na indústria farmacêutica para conseguir administração controlada das substâncias ativas dos medicamentos. Esses copolímeros — polímeros formados pela soma de diferentes cadeias poliméricas — ajudam na obtenção de produtos em gel que são utilizados de forma tópica e injetável, por exemplo.
Para isso, foi usada uma técnica chamada espalhamento de nêutrons de pequeno ângulo (SAN) para investigar as pequenas moléculas de um tipo desses copolímeros em escala mesoscópica.
Isso significa uma observação entre o atômico-molecular (átomos da molécula) e o macroscópico (possível de ver a olho nu). Corresponde a investigar elementos que possuem de 1 a 100 nanômetros, unidade de medida que equivale a 1 bilionésimo de metro.
Para fazer as observações, o co-orientador da pesquisa, Fabiano Yokaichiya, utilizou o instrumento VSANS-V16 do laboratório Helmholtz-Zentrum-Berlin (HZB), da Alemanha. Para analisar e complementar as medidas, Rhinow utilizou instrumentos dos laboratórios ISIS Neutron and Muon Source e Diamond Light Source, ambos na Inglaterra.
Usando essa técnica, Rhinow obteve informações de como amostras de fármacos com poloxamer se comportaram em diferentes concentrações e temperaturas — de armazenamento, do corpo humano e do corpo humano febril. O resumo do trabalho, intitulado “SANS data analysis of poloxamer-based drug delivery systems” (em tradução livre, “Análise de dados SANS de sistemas de administração de medicamentos baseados em poloxâmero”), está disponível no site do congresso.
Conquista coletiva
A pesquisa é desenvolvida por meio de um projeto no Laboratório de Óptica de Raios X e Instrumentação (LORXI) da UFPR, em Curitiba, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O destaque do pôster no XXII B-MRS Meeting partiu de critérios científicos que incluem consistência dos dados, desenvolvimento científico e conclusão mostrando que consegue provar sua tese.
“Esse reconhecimento me faz sentir realizado, porque reforça que estou no caminho certo, incentivando outros estudantes a participar de congressos científicos”, diz Rhinow.
Para os membros do LORXI, o resultado ajuda a desconstruir preconceitos sobre os níveis de pesquisa, premiando um trabalho de iniciação científica e motivando a participação engajada de alunos de graduação em congressos internacionais.
Yokaichiya, que coordena o LORXI no Departamento de Física da UFPR, ressalta que a conquista foi celebrada como coletiva
“Quando um aluno conquista prêmios, todos os envolvidos vibram juntos. É um orgulho fazermos parte da vida acadêmica do Rodrigo e percebermos que estamos desenvolvendo nossos alunos para vida. Os coordenadores do LORXI incentivam os alunos a participarem de congressos, simpósios, escolas nas áreas do conhecimento”, afirma.
Receba notícias da UFPR no seu celular
The post Estudante de Física da UFPR tem trabalho científico premiado em congresso de materiais first appeared on Universidade Federal do Paraná.