Estudantes de Comunicação Institucional aliam extensão e prática profissional em agência experimental 

A ZiiP – Identidade Institucional, agência experimental do curso de Comunicação Institucional da Universidade Federal do Paraná (UFPR), se destaca como um espaço em que futuros comunicadores integram teoria e prática por meio de ações de extensão. O projeto existe desde 2016 e integra alunos, professores e parceiros internos e externos à Universidade. 

A professora Juliane Martins, uma das coordenadoras da ZiiP, destaca o papel da agência na formação dos estudantes. “Aqui, conseguimos aplicar as teorias aprendidas em sala de aula em projetos reais. Isso traz um entendimento mais profundo e uma preparação melhor para o mercado”. Juliane também ressalta a importância da metodologia utilizada, que inclui diagnósticos das necessidades dos parceiros antes do planejamento das ações. 

O desenvolvimento de planos de comunicação e de estratégias de divulgação são os pilares da ZiiP.

Para os estudantes do curso, estabelecer contato tanto com o público em geral quanto com potenciais clientes, permite a vivência de situações reais dentro da universidade. “O contato com clientes e a elaboração de projetos práticos me ajudaram a entender melhor a dinâmica do mercado,” conta Anna Wypych, que está em sua segunda graduação. 

Laura Gualdezi participa do projeto desde o primeiro semestre do curso e relata a experiência prática que ela teve antes mesmo de ter o conteúdo nas aulas. “Aprendi a utilizar softwares que nunca tinha visto antes, como na diagramação do nosso jornal mural”, resumiu.  

Os estudantes identificam as necessidades dos clientes e desenvolvem produtos, com a orientação dos professores.

O ambiente na ZiiP é colaborativo e enriquecedor, com suporte das professoras, que incentivam os alunos a superarem dificuldades. Essa abordagem proporciona segurança e liberdade para explorar novas ideias, promovendo um desenvolvimento contínuo e maior confiança em suas habilidades. “Os alunos não só aprendem a lidar com projetos reais, mas também desenvolvem habilidades de comunicação e trabalho em equipe, essenciais para o futuro profissional”, destaca a professora Ana Carolina de Araújo Silva, vice-coordenadora do projeto. 

Para mais informações sobre o projeto, acesse o site da ZiiP e o Instagram do curso de Comunicação Institucional

Texto: Jéssica Furtado dos Santos 

Fotos: Equipe Coordenadoria de Extensão da UFPR 

The post Estudantes de Comunicação Institucional aliam extensão e prática profissional em agência experimental  first appeared on Universidade Federal do Paraná.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.