UFPR participa do 1º Encontro Internacional de Territórios e Saberes

lageamb-ufpr

O Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Ambientais (Lageamb), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), participou do 1º Encontro Internacional de Territórios e Saberes (EITS), em Paraty (RJ). O evento, que ocorreu entre os dias 9 a 15 de setembro, buscou aprofundar o diálogo entre o conhecimento científico e tradicional para a promoção da saúde e do desenvolvimento sustentável. Este encontro contou com a participação das representantes do Projeto Território Caiçara (TECA), Manuelle Lago e Vivian Cordeiro, em oficinas, mesas e demais trocas de experiências.

Dentre os principais resultados do evento está o fortalecimento de redes de cooperação entre povos tradicionais, universidades, órgãos públicos e terceiro setor. Instituições como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Fórum de Comunidades Tradicionais (FCT), o Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS), o Colégio Pedro II, a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Estadual Paulista (UNESP) foram as grandes responsáveis pela organização deste encontro.

O evento foi estruturado em cinco eixos temáticos: ecologia de saberes para o bem viver; saúde, resiliência e organização social; oceanos e rios, redes de vida e saberes; educação, cultura e modos de vida, expressões de resistência; e articulação em redes. Os temas foram separados por diferentes atividades ao longo da semana. Na ocasião, os povos tradicionais tiveram a oportunidade de dialogar sobre questões dos territórios e desenvolvimento sustentável, destacando posicionamentos e trocas de experiências relativas às estratégias para lidar com o cenário climático global.

Dados os objetivos do evento e a diversidade de povos e instituições presentes, as representantes do TECA destacam a relevância da participação:

“Ao unir conhecimentos populares e científicos, o evento possibilitou a discussão de temas de interesse dos projetos executados pelo LAGEAMB-UFPR, em especial os relacionados ao Território Caiçara e às Unidades de Conservação”, comenta a geógrafa Vivian Cordeiro.

Entre as participações, houve a troca de experiência “Povos Tradicionais e Unidades de Conservação: salvaguarda da sociobiodiversidade e gestão de territórios protegidos”. Com a mediação da mesa realizada pelo Carlos Felipe Abirached, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), foi possível reunir representantes de comunidades tradicionais caiçara, pescadores artesanais, indígenas, quilombolas e gestores do ICMBio. Dentre os assuntos abordados, estavam as novas ações de compatibilização de direitos que vêm sendo desenvolvidas nos acordos entre comunidades tradicionais e o ICMBio.

Foto: Divulgação/Lageamb

Sobre o Projeto Território Caiçara

O Projeto Território Caiçara tem como propósito realizar um processo de escuta e um estudo de caracterização social e cartográfica dos habitantes de 18 comunidades cujos territórios estão sobrepostos pelo Parque Nacional do Superagui (PNS). Solicitado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Natureza (ICMBio) e definido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) como condicionante ao processo de licenciamento ambiental da etapa 3 do Pré-Sal pela Petrobras, este projeto é executado pelo Lageamb-UFPR.

Texto por Lageamb-UFPR

The post UFPR participa do 1º Encontro Internacional de Territórios e Saberes first appeared on Universidade Federal do Paraná.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.