A UFPR lamenta o falecimento da docente Maria Amélia Sabbag Zainko

A professora Maria Amélia Sabbag Zainko nos deixou antes dos primeiros raios de sol neste dia 23 de setembro de 2024, após 45 dias de luta na UTI. Em vida, Maria Amélia foi muitas. Pedagoga de formação, é ainda uma das maiores referências em avaliação do ensino superior. Fez parte da Comissão de Avaliação que criou o Programa de Avaliação das Universidades Brasileiras – PAIUB (1993-94) e depois participou também da Comissão Especial de Avaliação que criou o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES (2003).

Foi pró-reitora de Graduação por 12 anos, quatro na gestão de Carlos Alberto Faraco como reitor e 8 na gestão de Zaki Akel Sobrinho. Em sua última incursão como pró-reitora, auxiliou na expansão da Universidade para o interior do Estado. Entre 1994 e 1997, foi a primeira mulher a ocupar o cargo de vice-reitora da UFPR. Foi também a primeira reitora, atuando de forma interina. Em 1997, disputou a reitoria e ficou em segundo lugar, na eleição com maior número de concorrentes da história: quatro. Formou vários bachareis e licenciados em Pedagogia e orientou diversas dissertações e teses, de mestrado e doutorado, como professora do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE. 

Fez parte da concepção da Unila e de tantos outros projetos da educação brasileira. Trabalhou por muitos anos junto ao Ministério da Educação e atuou também na PUC-PR. Referência em sua área, era chamada com frequência para bancas e eventos. Reunia-se com seu grupo de amigos e colegas de pesquisa cotidianamente.

Esta mulher de história singular deixa, por aqui, muitos amigos, admiradores, um filho, Marcelo, e dois netos, Felipe e Alexandre. Maria foi brilhar em outro lugar.

O velório será realizado nesta segunda-feira (23), das 16h às 23h, na capela da Reitoria da UFPR. Toda comunidade universitária está convidada a prestar esta última homenagem e celebrar a vida da nossa amada professora, amiga, mãe, avó.

A comunidade da UFPR, enlutada, presta os mais sinceros sentimentos e solidariedade aos familiares, colegas e amigos neste momento de dor. 

The post A UFPR lamenta o falecimento da docente Maria Amélia Sabbag Zainko first appeared on Universidade Federal do Paraná.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.