UFPR vai outorgar título de Professor Emérito ao docente aposentado Carlos Bruno Reissmann

A Universidade Federal do Paraná vai outorgar o título de Professor Emérito ao docente aposentado Carlos Bruno Reissmann. A cerimônia será no dia 30 de setembro, às 15h30, no auditório da direção do Setor de Ciências Agrárias. É o reconhecimento por uma extraordinária contribuição científica em sua área de atuação, participando da formação de várias gerações de profissionais do setor florestal.

O professor Reissmann atuou em ensino e pesquisa nas áreas de Recursos Florestais, Silvicultura, Nutrição Florestal, Conservação da Natureza, Agronomia e Ciência do Solo, no Departamento de solos e Engenharia Agrícola do Setor de Ciências Agrárias da UFPR.

Nascido em Porto União, Santa Catarina, em 1945, o professor cursou Engenharia Florestal na UFPR, concluindo a graduação em 1971.  Após a formatura, foi contratado para o cargo de coordenador geral das Estações Experimentais do curso de Engenharia Florestal da UFPR, em Rio Negro, trabalhando com experimentos de procedências de espécies nativas e exóticas; em São João do Triunfo, com conservação da mata nativa; e em Santo Antônio da Platina, na produção de mudas para cafeicultores, restauração de áreas desgastadas e conservação de mata remanescente do norte do Paraná.

Em 1973 obteve uma pós-graduação latu-sensu (especialização) junto à UFPR, na área de Manejo Florestal. No mesmo ano atuou como professor voluntário, sem ônus para a UFPR, em substituição ao professor titular da cadeira de Dendrologia. Em 1975 foi admitido para magistério na UFPR, onde atuou como professor do quadro docente até 2006, quando se aposentou.

O professor Reissmann obteve o título de mestre em Ciências/Nutrição Florestal em 1976, no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal da UFPR, em Curitiba; Em 1981 obteve seu doutoramento, com tema em Nutrição Florestal, junto à Universidade Albert Ludwig,  na República Federal da Alemanha. Em 1984, participou de pós-doutoramento de curta duração nas Universidades Albert Ludwig de Freiburg e Hoenheim, na República Federal da Alemanha.

Durante décadas ininterruptas, o professor Reissmann atuou de maneira destacada, seja no Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo da UFPR (o primeiro no Estado do Paraná), seja no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal, também da UFPR, o primeiro do Brasil, criado em 1972 e reconhecido pelo Ministério da Educação em 1976.

A despeito de já estar aposentado, o professor ainda atuou por anos como docente das disciplinas citadas e como orientador de mestrado e doutorado de ambos os Programas de PG. Assim, contribuiu para a formação de inúmeras gerações de pesquisadores e professores, que atuaram e ainda atuam em instituições públicas ou privadas.

The post UFPR vai outorgar título de Professor Emérito ao docente aposentado Carlos Bruno Reissmann first appeared on Universidade Federal do Paraná.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.